sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Tiramissú para o 2º Aniversário do Blog


Há precisamente 2 anos atrás dei início a esse projeto sem saber bem que rumo iria ter. Sem experiência nenhuma em fotografia. Sem perceber bem o que iria encontrar pelo caminho. As pessoas com quem me iria cruzar. Umas boas outras menos. Mas o meu maior receio era mesmo chegar a uma altura em que já não teria ideias e receitas novas para continuar a dar vida ao meu blog. Hoje depois passados 2 anos faço uma retrospetiva e vejo que o blog tem vida. Eu ainda tenho algumas ideias e vontade de experimentar coisas novas. Vejo que houve evolução. As fotos que outrora não transpareciam o sabor das receitas, hoje já falam de outra forma. Não sou nenhuma profissional (longe disso), mas já consigo encontrar um ângulo melhor em que acho que dá para transmitir a realidade. Também a máquina fotográfica já evolui!
Sinto saudades de cá vir e estou sempre a pensar naquilo que posso partilhar com todos os que gostam de por aqui passar. Fiz amizades e conheci pessoas que achava que nunca iria conhecer. Pessoas que respeito e que um dia gostaria de conhecer pessoalmente. Algumas passaram dos comentários para mails e posteriormente para o telefone. Outras que passaram do virtual diretamente para o pessoal. Pessoas essas que já fazem parte da minha vida e que quero que continuem a fazer. Por tudo isso agradeço e dou valor ao meu blog. Ele foi o fio condutor para conhecer pessoas boas e para enriquecer o meu conhecimento gastronómico e valor pessoal.
Tenho que agradecer a todos os que são responsáveis por isso deixando agradáveis palavras e interesse pelo meu trabalho. Obrigada.
Por isso tenho motivos para festejar o 2º aniversário do "Belina da Ilha" com muito orgulho e felicidade.

Feliz aniversário.

E para marcar a data nada melhor que um pudim donde a receita foi tirada de um livro que me foi oferecido por uma amiga virtual que prezo muito. O livro é delicioso até apetece comer as páginas de tantas deliciosas receitas com chocolate o nome dele é "Delícias de Chocolate"  da Cozinha Essencial. Obrigada por te teres tornado especial para mim "L". Beijinhos




Ingredientes:

1 caixa de mascarpone
4 ovos
20 cl de café puro
2 c. de sopa de licor de chocolate - opção minha
2 pacotes de biscoitos de champanhe
80 g de açúcar
Cacau em pó para decorar

Fiz assim:

No copo da bimby  bati as claras  durante 4 Min. Vel. 4. Reservei.
Bati as gemas com o açúcar até a mistura ficar pálida e fofa Vel.4 por alguns minutos.
Misturei o mascarpone e continuei a bater  até ficar bem misturado.
Misturei a mistura às claras batidas em castelo com movimentos de baixo para cima.
Fiz o café na minha máquina expresso e deitei num prato de sopa.
Mergulhei os biscoitos no café e deitei num fundo de umas taças (fiz 3 individuais e 1 taça grande).
Espalhei metade do creme pelas taças. Voltei a deitar mais uma camada de biscoitos embebidos e por último outra camada de creme.
Levei ao frigorífico pelo menos 3 horas e na hora de servir polvilhei com cacau em pó peneirado.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos e um bem haja a todos vós.

30 comentários:

  1. PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO DO BLOG, É ENGRAÇADO QUE O MEU FAZ DOMINGO 2 ANOS.
    QUE CONTINUES A TRAZER COISAS TÃO BOAS COMO ATÉ AGORA.
    COMO É DIA DE ANIVERSÁRIO LEVO UMA TAÇA COMIGO...
    BOM FIM DE SEMANA BJS

    ResponderEliminar
  2. Parabéns minha querida amiga pelo 2º aniversário do blogue, gostei muito de ler o teu texto, muito mesmo...
    Festejas-te muito bem com este belo tiramissu...muito mesmo.....bjokitas

    ResponderEliminar
  3. Em boa hora tomaste a decisão de seguir o blogue, eu gosto muito de te seguir.
    parabéns.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Minha amiga, não podias ter encontrado melhor receita para festejar estes 2 anos. Realmente este blog é um mimo. Gosto muito de cá vir e só não comento mais vezes ora por falta de tempo ora por preguiça mesmo, mas acompanho-te sempre.
    Beijinhos grandes e continua assim.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo aniversário do blog Susana, é bom ver que quem anda nisto à mais tempo do que eu tem cada vez mais vontade de partilhar, conhecer, aprender, evoluir. E este tiramisú é uma belissima (ou belina!) maneira de festejar :)

    ResponderEliminar
  6. Muitos Parabéns por estes dois anos bem recheados de refeições e sugestões maravilhosas!

    ResponderEliminar
  7. Susana parabéns pelo aniversário do blog e claro para ti um beijinho grande sem o teu trabalho este blog não seria possível:)
    Para festejar á distancia levo uma taçinha deste tiramisú :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Tive o prazer de acompanhar este projeto ainda numa fase embrionária (penso que me disseste antes de ele existir que ias criar um blogue, numa das nossas conversas a três, ainda com a D. Alvarina). E creio que foi também o teu entusiasmo e a dedicação que punhas neste blogue que me impulsionaram a criar o Receitas. Tem sido um prazer visitar-te e reproduzir algumas das tuas receitas, sempre criativas. Assim de repente, lembro-me do rolo de bacalhau e espinafres, por exemplo. É claro que esse prazer não se compara ao que tem sido trabalhar contigo diariamente, naquele outro "nosso" espaço. É do que vou ter mais saudades no próximo ano. E vou-me calar, que estou a ficar nostálgica.
    Um beijo e parabéns.
    P.S.: o tiramisú parece-me perfeito para esta celebração. Tirado de um livro especial, oferecido por uma amiga especial. Um beijo para ela também.

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns pelo aniversário do blogue e muitos parabéns para ti, que tantas coisas tão boas e bonitas partilhas connosco!

    Bjs grandes e obrigada pelas dicas, ideias, sugestões, receitas!

    ResponderEliminar
  10. Felicito pelo aniversário desta forma de expor uma vontade de estar presente neste mundo virtual que é a blogosfera, mas felicito muito mais, por ter tido o proveito de degustar todos os pratos aqui expostos, que merecem muito mais que um simples PARABÉNS e um muito OBRIGADO, porque derivado a ele, a nossa alimentação cá em casa passou a ser bastante variada.

    PS.: aqui que ninguém nos ouve: queres jantar comigo logo ao jantar, cá em casa???

    ResponderEliminar
  11. Não podia deixar de registar os meus parabéns pelos 2 anos de blogue. Gostei das tuas palavras :), e, espero que esta seja apenas uma das muitas receitas desse livro que se come só de olhar. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. Olá Susana,
    Quero que saibas que gosto muito de te visitar, tens sempre sugestões deliciosas, com fotos muito boas e acho que, além de boa cozinheira, muito simpática e amiga. Continua a deliciar-nos. Depois de ler o que escreveste sabes que vale a pena continuar...fico muito feliz que tenhas feito boas amizades, afinal o mundo virtual tem das verdadeiras :)
    A tua sobremesa está linda e deve ser bem deliciosa! Foi uma bela prendinha, só docinhos de deixar água na boca ;)
    Beijinho e tudo de bom :)

    ResponderEliminar
  14. feliz aniversário ao blog e à blogueira, espero que continues a postar as delícias a que já nos habituaste.
    e se não te importas, vou levar uma taça de tiramissú para festejar!

    ResponderEliminar
  15. parabens e que venham mais pois é um grande prazer vir aqui pois ele é muito bonito parabens beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá Susana:)
    os meus parabéns pelo excelente blogue.
    Gosto imenso de por aqui passar, identifico-me bastante com o tipo de pratos que nos trazes, e agrada-me muito a tua(sempre)presente preocupação em seguir uma alimentação saudável, a par disso gosto de contemplar as tuas bonitas fotos.
    Sente-se deste lado, que partilhas o que fazes com muita paixão.
    A tua sobremesa está amplamente deliciosa e se é da " cozinha essencial", tem receitas e fotos magnificas, foi excelente a tua escolha.

    Um abraço forte.

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabéns pelos 2 anos do blog, Susana! É tão bom saber que a experiência tem sido tão positiva e que continuas a querer partilhar novas receitas e ideias. Cá estarei para acompanhar mais uns bons anos do belinadailha. E servir-me de uma tacinha de tiramissu :) Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Susana, não podia deixar de passar a desejar felicidades por estes 2 anos do teu blog. Quero que saibas que gosto muito de cá passar, ver as tuas receitas sempre feitas com tanta dedicação e as tuas fotografias. Espero que no futuro venham muito mais coisas boas :)
    E essa sobremesa, deliciosa!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Eu comecei agora um blog, e tive o mesmo pensamento: será que daqui a uns tempos continuarei a ter ideias de receitas? Eu espero que sim, e evoluir como tu evoluiste. :) O doce tem uma optimo aspecto.. e.. parabens!

    *

    ResponderEliminar
  20. Podia felicitar-te pessoalmente e fá-lo-ei segunda-feira mas quis aqui passar hoje para te dar os parabéns nesta comemoração do segundo aniversário do teu espaço culinário que para mim foi e será sempre uma referência. Agradeço-te também o carinho altruísta que partilhas connosco no receitasaodesafio através das tuas receitas inspiradoras.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  21. Parabéns.
    O tiramissu assim em taças ficou bem elegante.
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. muitos parabens minha querida, pelo seu delicioso cantinho:)
    Que se sigam muitos e muitos anos gulosos..
    bju
    Cila

    ResponderEliminar
  23. Uma sobremesa que me agrada muito :) Espero que este blog dure muitos mais anos.

    ResponderEliminar
  24. Ai que delicia!
    Parabéns!!!

    Sucesso!

    Bom findi!
    Beijinho Jê

    ResponderEliminar
  25. Susana, bendito o dia em que criaste o blog. Tanta coisa boa que partilhas connosco, sempre com cuidado na apresentação e nos ingredientes.
    Um beijinho e Feliz aniversário ao Belina da Ilha

    ResponderEliminar
  26. Eu só posso e devo estar feliz por receber de todos vós esse carinho que por palavras demonstraram ter por mim e pelo meu blog. Um dos motivos que me fez ter vontade de continuar com o blog foi mesmo esse o respeito por quem me visita e gosta principalmente de deixar a sua opinião. Sim porque nem senpre tive vontade e disponibilidade para vir aqui, mas acho que é normal mesmo com a nossa vida há dias em que não nos apetece ser como naturalmente somos.E sendo assim só vos tenho a agradecer a simpatia e espero ter sempre o vosso apoio e carinho.

    Beijinhos para todos e são sempre benvindos ao meu blog.

    ResponderEliminar
  27. VEnho atrasada (k raio de desnaturada esta amiga), desculpa o meu tempo tem sido menos k pouco...
    Quero deixar-te os parabéns pelo aniversário do blog. És um amor de pessoa, e colocas esse amor em tudo o que fazer e isso nota-se do lado de cá :)
    Espero que continues, sempre com estas receitas deliciosas e a boa disposição a que nos habituaste :)
    um beijo querida e mais uma vez Parabéns

    ResponderEliminar
  28. Muitos parabéns pelo aniversário do blog, sempre recheado de óptimas receitas!!!!

    ResponderEliminar
  29. Susana,
    Muitos e muitos parabéns pelo blogue. Tem sido um gosto acompanhar-te delicia após delicia. Que venham muitas mais e eu aqui estarei para as provar a todas. Um obrigada por este espaço.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Olá Susana;

    Parabéns pelo 2º aniversário do teu blog:) Sempre com receitas fantásticas que apetece provar. Continua assim por muitos e bons anos.

    Adoro tiramissú mas infelizmente pelos ingredientes que leva não posso deliciar o meu palato a tão grande tentação, mas os olhos também comem e esses ficaram maravilhados:):):)

    Desculpa o atraso.

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)