O Bodo é uma festa ao Senhor Espírito Santo que é uma tradição da minha ilha e que é vivida todos os anos com muita convicção. No sábado do Bodo é distribuído carne, pão e vinho pelas casas das pessoas que assim o desejaram, sim porque damos uma pequena contribuição para que o povo assim continue com essa tradição, para mais informação ver aqui .
Com isso quero dizer que também recebi uma bela esmola que era constituída por 2 pães, 5 kg de carne de vaca e 1 litro de vinho de cheiro. Fiquei muito contente com a atribuição.
Como foi tudo em excesso e nada de estraga, com o pão fiz pão barrado com manteiga e alho no forno para acompanhar uns camarões assados (que me esqueci de fotografar) que servi num jantar e ainda fiz pão ralado aromatizado para congelar e ainda deu para fazer esse delicioso pudim de pão. Esse pudim de pão foi feito um bocadinho a olho, pois era um pudim que minha mãe fazia sempre que tinha pão duro e deitava quase tudo a olho.
Lembrei-me do sabor do pudim e deitei mãos à obra. Digo que ficou igualzinho ao que minha mãe fazia só adicionei as passas porque gosto da combinação.
Ingredientes:
Miolo de um pão branco (nessse caso foi o pão do Bodo)
Leite a ferver +/- 500 ml
4 ovos
2 c. de sopa de manteiga vegetal
4 c. de sopa de açucar mascavado
1 c. de sopa de Original Syrup
150 g de côco ralado
2 . de sopa de cacau amargo
1 c. de chá de canela
Raspa de 1 limão
1 . de chá de fermento Royal
Passas a gosto
Fiz assim:
Miguei o miolo do pão para uma tigela. Entretanto coloquei o leite ao lume para levantar fervura. Deitei por cima do pão para o amolecer. Deixei arrefecer um pouco e com a ajuda de uma colher desfiz o pão até ficar uma massa pegajosa. Adicionei a manteiga e misturei na mistura.
À parte bati bem os ovos com o açucar usei a Bimby 4 min. Vel. 4. Adicionei os ovos à mistura do pão aos poucos com cuidado para não talhar. Juntei os restantes ingredientes menos o fermento e bati bem com a ajuda da colher uso uma grande de plástico.
Nisto já com o forno quente, forrei um pirex quadrado com uma folha de papel vegetal com óleo em spray e açúcar branco.
Adicionei o fermento à massa do pudim e recheei o pirex com essa mistura.
Levei ao forno a assar +/- por 40 minutos até espetar o palito e a massa não agarrar, mas estando húmida.
Servi ainda quente com uma bola de gelado, mas é um pudim que no dia seguinte ainda está melhor.
Coitado não resistiu aos ataques das visitas!lol
Espero que gostem da sugestão.
Um bom fim-de-semana para todos.
Beijinhos
simplesmente fiquei sem palavras amiga mas que maravilha esta...bjokinass
ResponderEliminarNunca fiz ou comi pudim de pão, mas o teu ficou com um aspecto diferente dos habituais que tenho visto, mas igualmente tentador...
ResponderEliminarBjs.
FICOU UM PUDIM COM UM ASPECTO EXCELENTE.
ResponderEliminarBOM FIM DE SEMANA
BJS
Ahhhh o famoso pudim! Olha lá mas isso não fica um bocado massudo?? Mas olhando bem para ele até digo mais, tem ar de brownie. Beijinhos, ando de volta do forno :)
ResponderEliminarFicou com muito bom aspecto amiga!! Bem bom!!
ResponderEliminarBeijinhos doces.
Olá amiga
ResponderEliminarA minha mãe tambem fazia muitas vezes. e era tudo a olho, antigamente as nossas mães não tinham acesso a receitas como nós temos hoje em dia e tudo era delicioso, mas o tempo não volta atrás.
bjs.
http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/
Provei pudim de pão somente uma vez, mas te garanto que o teu deve ser bem melhor, que bom aspecto, deve ter ficado uma delicia :))
ResponderEliminarBeijinho e bom fim de semana!
Tem uma consistência excelente.
ResponderEliminarBjs
tenho um tia na ilha do Faial que faz uma receita muito idêntica à da tua mãe. Só não leva côco nem passas. Ela adiciona melaço e figos passados moídos. Garanto-te que fica um sonho como o teu também deve ter ficado.
ResponderEliminarUm beijinho
Patrícia
Obrigada a todas pelos comentários.
ResponderEliminarBichinha, esse pudim não fica massudo como parece, tem uma consistência mais firme que um pudim cozido em banho maria e não é tipo brownie porque é mais húmido.
O que posso dizer mais... experimentem para tirarem as conclusões. O pior é que depois de o fazerem e comerem nunca mais irão esquecer.
Então se forem amantes de côco como eu... não preciso dizer mais nada.
Beijinhos a todos que por cá passam e votos de um bom fim-de-semana.
Que maravilha, tem uma cor deliciosa!
ResponderEliminarSusana,lembro-me quando era crianca a minha mae fazia um pudim de pao que era maravilhoso,nao sei como era a receita mas vou seguir a tua porque adoro tudo que leva coco e passas por isso esse pudim deve ser uma maravilha,ficou com uma aparencia fantastica!
ResponderEliminarbeijinhos
humm eu adoro sou fan o teu esta hummmm beijinhos
ResponderEliminarA julgar pelo aspecto só posso constactar que é uma delicia. Gostei dos ingredientes e da consistência, de pudim compacto como eu gosto
ResponderEliminarUm beijinho e bom domingo
Já não vinha cá há imenso tempo! Tenho de te dar os parabéns, pois o teu blog está muito mais bonito, nota-se nitidamente a evolução. A qualidade das fotos está fabulosa também.
ResponderEliminarApetece-me dizer que comia TÃO BEM uma fatia desse pudim de pão, mas estou outra vez de dieta hehe
Beijinhos
Manuela, obrigada pela visita e comentário delicioso ao meu cantinhos, realmente já tinha sentido a tua falta.
ResponderEliminarDesejo-te muita força para conseguires o teu objetivo e podes passa mais vezes por cá porque até tenho uma receitinhas bem leves para a tua dieta!lol
Beijinhos a todas
Adorei o aspecto!
ResponderEliminarSusana, antes de mais deixa-me dar-te os parabéns pelo teu blog. Partilho também do gosto pela culinária.
ResponderEliminarGostava de fazer este teu pudim de pão.
Fiquei com uma dúvida, qual é o tamanho do pão? Agradeço imenso se me puderes ajudar.
Bjs,
Lídia
Olá Lídia, obrigada pelo simpático comentário.
EliminarEsse pudim não tem propriamente medidas exatas. O pão que usei era grande +/- 30 cm. Quando deitamos o leite a ferver por cima do pão ele tem que ficar bem húmido, mas não aguado. Quando o começares a desfazer com as mãos ou colher de pau vez a consistencia e se necessário deita-se mais leite. No final a massa tem que ficar um pouco pegajosa e maçuda.
Espero ter ajudado. Se tudo correr bem fica com um delicioso pudim :)
Beijinhos e volte sempre.