terça-feira, 6 de novembro de 2012

Douradinhos saudáveis para uma princesa perfeita



Numa visita guiada ao Palácio de Buckingham acompanhada pelo meu marido e filho e alguns membros de minha família. Dei por mim a delirar com todo aquele esplendor. Os móveis imponentes, os lindos tapetes impecavelmente limpos, os cortinados resplandescentes feitos à medida. Os candeeiros, as louças, os quadros, parecia tudo perfeito.... uma castelo digno de uma princesa, pensara eu. Mas os meus olhos procuravam pistas de uma pessoa que sonhava conhecer pessoalmente. Não se abria uma porta que eu não mete-se o olho. Não havia um ruído que me passá-se despercebido. A visita estava quase a chegar ao fim e eu já começava a sentir-me destroçada. Pensava, porque é que ela não aparece?! Porque vimos aqui?! Só para ver o palácio sem reis e príncipes não tem brilho. Ao dirigir-nos para a rua reparei numa porta de vidro que dava para um jardim. Não era o jardim que tínhamos visitado, era antes um jardim particular onde a princesa passava a maior parte do dia. Por entre o vidro via um vulto de uma pessoa que parecia estar a mexer nalguma coisa. Abri a porta com jeitinho, cheia de medo de ser repreendida, e vi-a. Estava mesmo ali entretida a cuidar de suas plantas, a princesa do povo.
A princesa Diana. Fiquei petrificada a olhar para ela. Tudo nela era perfeito. O cabelo, o corpo, os movimentos, os olhos e o sorriso. Aquele sorriso que fazia qualquer pessoa sorrir de volta. Aquele sorriso melodioso e tímido que só ela o possuía. O sorriso que ela me deu e ao mesmo tempo me acenava a convidar-me a entrar. Nem queria acreditar que era para mim. Timidamente me aproximei dela sem saber o que lhe dizer. Ficámos a admirar o maravilhoso jardim que ela própria tratava, dizia ser um passatempo. Conversámos sobre a minha viagem a Inglaterra e a visita ao palácio e o que me tinha impulsionado a fazê-lo. Quando lhe disse que o objetivo era vê-la de perto e que já me sentia muito feliz por a ter conhecido, ela simplesmente sorriu. Quando me preparava para sair, ela me impediu, convidando-me para um chá. Disse-lhe que não estava sozinha e que já deviam andar à minha procura. Então propus-lhe em troca convida-la para jantar em minha casa. Claro que esperava ouvir um não, mas... foi um sim muito entusiástico. Perguntei-lhe o que desejava comer ao qual ela me respondeu. - Algo que não costumo comer aqui no palácio e nos jantares de gala. Algo simples e delicioso. Algo que me faça esquecer que sou da realeza. Talvez uma coisa que nunca antes tenha comido!
Despedi-me cerimoniosamente e ela deu-me um abraço quebrando a cerimonia. Senti-me feliz por instantes, mas quando caí em mim senti-me desorientada. O que lhe hei-de fazer para o jantar?!


Nuggets. Pensei eu. Acredito que ela só os deve comer em sonhos. Por isso fiz uns nuggets de frango para o jantar. O que lhe surpreendeu pela positiva. Adorou. O primeiro fez questão de pegar com a mão e levá-lo à boca. Sentiu-se em casa, ou melhor, fora de casa. Por momentos esqueceu que era princesa, e mostrou ser uma pessoa normal como nós. Conversámos bastante. Sobre seus filhos e a adoração que tem por eles. Do fracasso do seu casamento e do que sofria com os parapasis. Disse-me que não tinha direito a ter a sua privacidade. Desabafou as suas angústias e apesar de a compreender e sentir o seu desespero, senti-me feliz por ela se sentir à vontade comigo.

Era desta forma que sonhava com ela. Uma mulher simples, linda, simpática... mas uma princesa infeliz. Pena a vida dela ter sido curta, porque acredito que naquela altura ela já sentia a felicidade.

Ingredientes:

1 peitos de frango crú
1 iogurte magro natural
100 g de queijo para barrar tipo philadelfia
1 dente de alho
50 g de tostas integrais raladas
Sal aromatizado com oregãos e alecrim - (oferecido pela casa do sal da Figueira da Foz, pelo qual agradeço imenso este gesto).
Temperos - aipo em pó, alho em pó, cebola em pó

Para panar:

2 ovos batidos
Tostas integrais raladas
Farinha de trigo

Fiz assim:
Na bimby (ou noutro robot de cozinha) coloquei os peitos de frango e triturei. Juntei o resto dos ingredientes e envolvi até fazer uma bola de massa. Retirei e fiz pequenas bolinhas que passei por farinha de trigo, ovo batido e por pão ralado. Espalmei-os, fazendo uns nuggets irregulares.
Coloquei-os na Actifry. Pulverizei com um pouco de óleo em spray. Programei 10 minutos, depois virei-os e programei mais 5 minutos até ficarem dourados. Repeti a operação até achar que davam para o jantar.
Nota: Os que sobraram congelei-os em covetes separados por papel vegetal. Já os consumi depois disso e ficaram como na hora. Deliciosos.


E assim, e mais uma vez participo pela 8ª vez no passatempo da Ana que desta vez foi acolhido pela Alice que escolheu como tema figuras da realeza.

Espero que gostem da minha participação.

Beijinhos a todos que passam por cá.


Receita adapatada do blogue bem bons.


12 comentários:

  1. A princesa mais maternal que já vimos. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pegas te na princesa que eu escolheria. Sempre fui seguidora dos seus passos e custou me que a vida tenha sido interrompida tão cedo!Acredito que ainda teria muito para dar.
    Esses nuggets conquistam até a realeza decerteza!!!
    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Parabens! A melhor participacao deste tema. Gostei imenso, imenso.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  4. que maravilha amiga, e que bela participação, adorei....bjokitas

    ResponderEliminar
  5. Susana,
    Que bela escolha. Um verdadeiro ícone de uma realeza moderna, pena é que tenha sofrido tantas desilusões, mas creio que é uma condição natural da exposição ao mundo de uma princesa assim.
    Gostei muito desses douradinhos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Tiene que estar delicioso! Y la visita al palacio debe ser expectacular.

    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  7. Que bela convidada, lembro-me de ter chorado tanto quando ela morreu! Gostei da tua receita um beijo

    ResponderEliminar
  8. Susana, não admira que te tenhas emocionado a escrever este post, está muito bonito:)
    Escolheste uma convidada maravilhosa, quando eu era pequena achava-a a princesa mais bonita do mundo:)) Infelizmente a sua vida foi curta, mas sem qualquer dúvida que deixou a sua marca bem gravada na memória de todos.
    Belíssima participação, com uma receita deliciosa e irresistível!
    Obrigada:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que maravilhosa participação Susana (aposto que o teu Simba aprovou). Parabéns mesmo
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Adorei as suas receitas e o seu blog! Continue inspirando!

    ResponderEliminar
  11. Lindo amiga, tanto a história como a receita! Gostei! :)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  12. Diana ainda está bem presente na minha mémoria... Uma mulher sem igual! Ainda bem que a convidas-te :)
    E embora não coma carne, adorei ver a tua versão de nuggets caseiros! A ter de comer 'fast food' ao menos que seja caseirinha :)

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)