terça-feira, 7 de agosto de 2012

Pudim de castanhas do chef António Silva


Ao contrário da Carla, eu estou muito contente com o chef António Silva ;) É verdade. Não sei porque não fiz essa receita à mais tempo. O livro está na estante a ganhar pó e nem me lembro de o folhear de vez em quando. Aconteceu que tinha destinado fazer o meu pudim de côco para um almoço de família e quando fui ao armário buscar o côco... para  minha surpresa, não havia! E tinha feito as compras no dia anterior, mas tinha quase a certeza que tinha. Essas coisas acontecem-me muitas vezes... a culpa é da idade ;) (até parece!).
Mas costumo dizer que há males que veem por bem e este foi o caso. Já revoltada fui procurar no livro uma receita de um pudim. Deparei-me com um pudim de castanhas que me intrigou bastante e como tinha castanhas congeladas não exitei. O chef António Silva que me desculpe, mas tive que cortar no açúcar porque achei demais e não me enganei ;) O resultado foi fenomenal. Sem definição. O melhor mesmo é fazerem e depois me contarem o que acharam ;)



Ingredientes:
Receita tal como fiz com as devidas alterações.

800 g de castanhas congeladas
300 g de açúcar (reduzi quase metade)
1,5 dl de água
40 g de manteiga vegetal
1 c. de sopa de açúcar para levantar as claras
6 ovos
Canela em pó a gosto
Manteiga para untar a forma e açúcar para polvilhar

Cobertura improvisada:

3 maçãs Golden
1/2 cup de açúcar mascavado claro light
3 folhas grandes de gelatina
Água q.b.

Cozi as castanhas na bimby quase cobertas com água durante 20 min. Temp. 100º Vel. colher. Depois triturei tudo até fazer um puré homogéneo. Passei para uma tigela larga para arrefecer. Entretanto levei um tacho ao lume com o açúcar e a água e deixei ferver 4 minutos exatos. Retirei do lume e misturei com o puré de castanha. (Na receita original pede para levar o puré ao lume e mexer até ficar mais enxuto. Não achei necessário porque o meu puré estava bem consistente, por isso saltei esse passo.) Antes de arrefecer adicionei a manteiga e misturei bem. Deixei arrefecer.
Entretanto untei um pirex com manteiga e polvilhei com açúcar (na receita original era uma forma de buraco).
Depois juntei as gemas ao puré de castanha e a canela ( + ou - uma colher de chá) e misturei bem para ficar tudo ligado. Levantei as claras em castelo e quase no fim acrescentei o açúcar. Juntei as claras ao puré muito ao de leve, mexendo de baixo para cima. Deitei o preparado na forma, alisei e levei a cozer em banho maria mais ou menos por uma hora. O calor tem de vir de baixo para não tostar muito por cima. Fiz o teste do palito e quando saiu sem massa colada retirei do forno. Deixei arrefecer e levei ao frigorífico a refrescar durante a noite.

Na manhã seguinte descasquei as maçãs e retirei as pevides. Cortei-as em meias luas e deitei num tacho. Deitei o açúcar e cobri com água. Deixei ferver até as maças cozerem, mas sem se desfazerem. Retirei-as com uma espumadeira e decorei o pudim em camadas. Entretanto demolhei as folhas de gelatina, espremi-as e derreti na calda de açúcar e deixei arrefecer um pouco. Cobri o pudim com essa calda e de levei a gelar até à hora de servir. 



Esse pudim fez suspirar muita gente à mesa ;) foi repetido mais que uma vez... e mais não digo :)

Espero que gostem da sugestão.


Beijinhos




27 comentários:

  1. Fiquei com água na boca Susana!
    Vou "roubar"... e aproveito também para despachar um saco de castanhas que tenho já há algum tempo no congelador ;)
    Bjs.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria que bom vê-la por aqui :) Nem parece que somos parceiras pelas raras vezes que trocamos palavras. Eu até mereço um puxar de orelhas pela minha ausencia do Receitas ao Desafio. A ver se alguma coisa muda com as férias.
      Aproveita para experimentares o pudim pois vale mesmo a pena. Sempre podes fazer metade da receita, porque eu a dobrei porque era para muitas pessoas.
      Depois conta como te correu :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá, confesso que não sou fã de castanhas. Mas tem muito bom aspecto. Até me sinto tentada a experimentar. Parabéns por mais uma receita fantástica. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Belinha, confesso que não sou fã de castanhas. Mas está com um aspecto fantástico, sinto-me tentada a experimentar. Obrigada por mais uma receita maravilhosa. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Se não fores fã de castanha talvez não acharás graça ao resultado, pois sabe mesmo a castanhas. Mas sempre podes fazer para alguém que goste.

      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  4. Que consistência maravilhosa, não admira que tenha sido repetido! A castanha dá sempre pudins muito saborosos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Ondina, esse pudim é mesmo bom... não se pode é contar calorias. E olha que reduzi bastante no açucar ;)

      Beijinhos e obrigada,

      Eliminar
  5. Não conhecia, tenho de experimentar...:o)

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elizabete, sempre podes experimentar para descobrir o sabor. Mas com uma condição... tens de me contar qual o resultado :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Susana:)
    Eu também sou fã do chefe Silva, as receitas dele são uma relíquia, como aliás tu provas com esse pudim dos deuses!:D
    O aspeto não podia ser mais tentador, deve ser mesmo uma perdição!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alice, herdei da minha sogra um livro desse senhor e sim é uma relíquia. Já está a ficar velhinho, mas tem o seu valor. Tenho mais uma receita dele para publicar que gostei muito. Tem receitas com muita tradição e está muito bem explicadinho. Gosto muito dele.

      Obrigada pela visita :)

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Oi Belina, tem acontecido muito comigo em achar que tinha um ingrediente e na hora da receita não ter.Costumo brincar que é problema de vaidade (vai idade vai)Rs.Seu pudim ficou com um aspecto ótimo.Adorei.Beijos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Léia, gostei dessa brincadeira :)acho mesmo que é disso mesmo. O que vale é que há sempre solução, não é? Nesse caso até foi ótimo, pois só assim é que experimentei essa receita.

      Obrigada por passar por cá é sempre um prazer vê-la por cá :)

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Tenho pensado em ti :)
    Tenho individuais iguais a esse, comprei há 2 anos na casa :) gosto do verniz a combinar com as cores do prato e estou a adorar o gloss. Agora vou-me embora que já percebi que andas a tentar-me com mais um pudim. Beijinhos com saudades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana é bom ver-te por aqui já à muito que não davas notícias ;) Ainda bem que gostas do gloss é o que mais uso pela manhã, porque depois como-o e esqueço-me de colocar de novo :P
      Pois esse pudim não está indicado para quem está em dieta de emagrecimento por isso é mesmo bom que não o experimentes :)

      Beijinhos

      Eliminar
  9. É o que eu digo! O karma anda sempre atrás de mim. Com tanta receitinha boa do chefe Silva, eu escolhi a que me correu mal. Eu posso comer uma fatiazinha, ou duas do teu pudim. Estou a abusar nas goluseimas, engordei horrores com o chocolate pimenta. Bjs grandes e agora vou ali dar um mergulho. (mergulho da carla = molhar os pés)

    ResponderEliminar
  10. Olá Susana,

    Queremos lhe apresentar Tudoreceita.pt, uma nova página web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 75.000 receitas das páginas web e blogs mais populares de Portugal. Na página criamos a secção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem páginas irmãs em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook!

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tudoreceita.pt

    ResponderEliminar
  11. Olá Susana, como estás?! as férias foram boas?.. as minhas parecem que já foram há tanto tempo que estava capaz de ir outra vez!! :))
    Adorei o teu pudim, e este será sem dúvida para experimentar! Adoro castanhas e estou curiosa por saborear castanhas com a cobertura de maçã ;)
    Amei, vou levar receita emprestada, e prometo que depois digo o que achei!

    Beijocas enormes

    ResponderEliminar
  12. Oh, já não cheguei a tempo de uma fatia desta delícia :(
    Estou de volta a casa, depois de 10 dias intensos, mas bons. Qualquer dia, ligo-te, para combinarmos um lanchinho.
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Olá!
    Que rica receita. Tenho castanhas congeladas e não sabia o que lhes fazer. Bingo! É a receita ideal: castanhas, canela, maçãs e açúcar mascavado... Tenho de fazer este pudim,até porque com visitas cá na ilha vem mesmo a calhar. Bjo, PMT.

    ResponderEliminar
  14. Olá menina. Já me tinhas falado neste pudim. Fiquei curiosa e a aguardar a receita, mas como bem sabes como tem sido a minha vida nestes últimos tempos, os blogues andam em stand-by e poucas são, por isso, as visitas que faço.
    Sendo uma receita do Chef Silva está tudo dito. Deve mesmo ser a delícia que dizes. E fizeste bem em subtrair açúcar.
    Beijinhos e boas férias!
    Patrícia

    ResponderEliminar
  15. Olá Susana:)
    Também admiro imenso o Chef Silva, e o seu trabalho, agrada-me o nivel de detalhes em todas as suas receitas, não deixando margem para dúvidas.
    Adorei o teu pudim, sou uma apreciadora de castanhas.
    O corte na quantidade de açucar, é mais que preciso, outrora não se pensava nas consequências de tanto açucar.
    Beijinhos e continuação de boas férias.

    ResponderEliminar
  16. Onde andas Susana? Temos saudades das tuas receitas. Está tudo bem contigo? Dá notícias. beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Aspecto delicioso :o)

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://entretralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Fez bem em reduzir a quantidade de açúcar pois as castanhas já são bastante adocicadas.
    Ficou com um aspevto bastante apetecível.
    Penso que será uma bela sobremesa para a ceia de Natal, altura em que o podemos fazer com castanhas frescas.
    O Chef António Silva revolucionou a cozinha em POrtugal com a publicação dos fascículos no tempo em que pouco ou mesmo nada havia sobre a arte de cozinhar.
    AS receitas eram bem variadas . Na altura comprava-os todos e de tantas receitas que experimentei todas resultaram.
    desejo um óptimo fim de semana

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)