terça-feira, 19 de junho de 2012

Salteado de tofu com cuscus de laranja


Não sou vegetariana, mas gosto de comidas leves e de experimentar novos sabores. Foi o caso do tofu que pela primeira vez que veio no saco das compras sem saber se iri ser bem aceite cá em casa. A medo fiz a receita que vinha no verso da embalagem, "caril de tofu" e por graça todos cá em casa gostaram. Já recebi familiares para jantar cá em casa e apresentei a mesma receita e a satisfação foi a mesma. Quando me perguntam o que é e eu respondo que é tofu mostram-me uma casa de surpreendidos e de admirados. E é nessas ocasiões que fico deliciada e afirmo que não precisamos de comer sempre carne para nos sentirmos satisfeitos. E que o tofu se for bem temperado faz um brilharete num jantar que se queira mais leve, saboroso e saudável sem perder o seu charme. Agora faz parte na lista de compras e das nossas preferencias, por isso lá de vez em quando tem o seu lugar à mesa.
E foi com essa certeza que preparei esse prato que também agradou bastante e que não podia deixar de partilhar com quem gosta e aprecia refeições leves e deliciosas.




Ingredientes:

500 g de tofú (duas embalagens de 250 g cada)
1 embalagem de cogumelos brancos frescos laminados
1 pimento vermelho
1 cebola
5 dentes de alho
1 courgette
2 cenouras médias
1 c. de molho inglês
1 c. de sopa de se mentes de mostarda
Mangericão seco q.b.
Sal q.b.
Pimenta preta q.b
5 cm de gengibre fresco ralado apenas o suco
1 limão
Vaqueiro líquida
Orégãos frescos para polvilhar
Fiz assim:

Cortei o tofú em quadrados e temperei com os dentes de alho picados, sal, sumo de limão e o gengibre. Deixei tomar gosto durante 1 hora.
Numa frigideira alta aqueci um pouco de vaqueiro líquida e deitei a cebola picada. Quando vi que estava a ficar mole acrescentei os dentes de alho do tofú. Depois acrescentei os restantes legumes cortados em rodelas. Temperei a gosto, adicionei o tofú (sem o líquido), tapei com uma tampa e deixei suar mexendo de vez enquando até os legumes estarem cozidos. Retefiquei  os temperos e servi acompanhado de cuscus de laranja.  

 
 
 
O cuscus (usei do grado da marca Continente) cozi-o numa tacho coberto de água e temperado de sal e um fio de óleo de amêndoim. Fui mexendo com um grafo para se soltar. Quando começou a secar a água e a ficar cozido desliguei o lume. Juntei o sumo de uma laranja e umas folhas de mangerição picadas e envolvi bem.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos


10 comentários:

  1. Tem mesmo bom aspecto! Tenho de experimentar o couscous de laranja :D

    Beijinhos e um resto de um bom dia :D

    ResponderEliminar
  2. Já sabes que ando na onda do saudável :) mas ainda não sei se estou preparada para o tofu. Experimentei o leite e os iogurtes de soja... e ainda bem que existem vaquinhas :) Soja para já ainda não. Também andei no sumo de beterraba... sabia a mofo e a terra, parecia que estava a beber sumo de bolor, blhac. É como as crianças, vai-se tentando. Já estou nos 58 :) weeeeeeee
    Beijinhos e estou à tua espera.

    ResponderEliminar
  3. Gostei do aspecto da tua refeição!
    É sempre bom conhecer novos ingredientes e novos sabores, eu já experimentei tofu, preparado à minha maneira, e gostei bastante.

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa só eu é que gosto de experimentar combinações/ingredientes diferentes :(

    Uma sugestão bem saborosa e com ótimo aspeto

    ResponderEliminar
  5. Susana, uma sugestão original e perfeita para o Verão. Adorei estas combinações :)

    ResponderEliminar
  6. Bem queria, mas isso do tofu é guerra lá em casa :) Não vale a pena, para já, ninguém gosta. Acredito que cozinhado com tanta diversidade de legumes tenha ficado bem saboroso, provaria com muito gosto :)

    ResponderEliminar
  7. Quando vi a foto até sorri :)
    Que prato mais colorido e que apela à felicidade. Os olhos aqui também comem.
    Eu gosto de variar e adoro refeições sem carne. Gosto de tofu e adorei a tua refeição. Perfumada pela laranja e manjericão.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Olá querida Susana,
    na minha casa houve uma altura em que se comeu muito tofu e soja, mas de momento anda muito esquecido. Fiz muitas vezes esparguete à bolonhesa com soja e era bastante apreciado cá em casa.
    Tofu é realmente muito bom porque absorve com facilidade os aromas e sabores.
    Eu gosto bastante, e este teu prato deu-me saudade de o voltar a ter à mesa!

    beijocas grandes

    ResponderEliminar
  9. Olá...adoro tofu e também não sou vegetariana...mas quase, não porque querira mas sim por questões de saúde.

    Vou experimentar a receita que parece deliciosa...já te estou a seguir :)

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Olá Susana. Decidi. Vou ter de experimentar tofu. Isto com um marido transmontano as comidas alternativas são para ele um custo. Fiquei de olhos postos no cuscus de laranja. Deve ser mesmo bom com o toque do citrino.
    Bjs

    Obs. Já decidiste o que vais fazer para o jantar de que conversámos hoje?
    Vai pelos meus conselhos;)

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)