domingo, 10 de junho de 2012

Bodião grelhado na brasa num dia confuso


O dia começou hoje a querer brincar connosco. Logo pela manhã acordei com uns resplandescentes raios de sol que me fizerem levantar da cama mais cedo. O meu marido aprontou-se logo para ir deitar a roupa molhada para secar na rua e abrir as janelas de casa. Entretanto fui pondo a mesa para o pequeno almoço. Estavamos a tomar o pequeno almoço, olho pela janela da cozinha e vejo um manto espesso de nevoeiro. É verdade parecia mesmo um manto que cobria o céu azul e escondia o sol. Decidimos ir recolher a roupa pois o tempo dava previsões de um dia carregado de nevoeiro impossibilitando tal tarefa. Trouxemos alguma roupa para casa para secar na máquina e a restante ficou pendurada na garagem. Viemos para casa e tratámos de arrumar algumas coisas, fechar as janelas e arrumar a roupa já seca. Nisto reparámos que o sol estava de novo a brilhar lá fora. E não é que veio para ficar! Voltaram as roupas para corda. Janelas abertas. E fomos fazer a nossa caminhada de fim-de- semana com bastante protetor na cara e braços. Óculos de sol e boné. Soube tão bem andar e ouvir os passarinhos a chilrear e sentir o sol quente na pela. É assim o nosso tempo nos Açores. Chega a fazer as quatro estações num dia, mas numa manhã, nunca tinha visto. Foi um recorde.
Para o almoço fizemos peixe grelhado na brasa que daqui para a frente fará parte da ementa semanal para podermos saborear os dias quentes que se avizinham. Assim espero, porque a tarde chamava a praia. Só não fui devido a um tratamento que fiz ontem, senão era para onde eu ia sem pestanejar nada ;)




Ingredientes:

1 bodião grande escalado (cortado ao meio)
1 polegar de gengibre ralado e espremido
3 dentes de alho esmagados
3 ramos de tomilho
1 ramo de hortelã pimenta (só as folhas)
5 folhas de salva de ananás *
1 c. de sobremesa de massa de malagueta
3 c. de sopa de azeite
Sumo de meio limão
Cebola seca q.b.
Salt Garlic q.b.
Pimenta 5 bagas moída na hora q.b.
Cravinhos moído q.b.

Fiz assim:

Fiz uma pasta com todos os temperos de barrei o interior do peixe. Deixei tomar gosto mais ou menos por 2 horas no frigorífico (aconselho a temperarem de véspera para acentuar bem os sabores).
Deitei (salvo seja, o meu marido ;) o peixe no grelhador a carvão com a escama para baixo e só perto do fim virar ao contrário para não cair os temperos.


* - Salva de ananás no meu cantinho de ervas aromáticas. Ao lado dos oregãos, alecrim e tomilho.  Conheci e trouxe esta erva da minha escola que tem um estufa e que é tratada por alunos. Há quinta-feira fazem uma feira para venderam os seus produtos biológicos. Tudo de excelente qualidade.





Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos e votos de uma excelente semana para todos.


13 comentários:

  1. Olha muito fixe amiga, não conheço este peixe...mas ficou uma maravilha, num dia muito confuso hehehe....bjokitas

    ResponderEliminar
  2. NÃO CONHEÇO ESSE PEIXE MAS GOSTEI IMENSO DO ASPECTO ,DEVE TER FICADO MESMO UMA MARAVILHA.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Susana, como eu gosto de budião, ainda ontem o vi na banca e tive mesmo para o trazer comigo. É um peixe branco e muito saboroso, e deve ficar delicioso como o fizeste.
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Mais uma que desconhece este peixe, mas tem um optimo aspecto.

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  5. Não conheço essa variedade de peixe, mas tem um delicioso aspecto!

    ResponderEliminar
  6. Excelente sugestão ! Deve ser uma verdadeira delícia!
    Beijinho e boa semana :)

    P.S: As tuas plantinhas estão lindas e viçosas. Também eu tenho as minhas próprias ervas aromáticas, adoro puder usa-las nos meus pratinhos.

    ResponderEliminar
  7. Excelente sugestão ! Deve ser uma verdadeira delícia!
    Beijinho e boa semana :)

    P.S: As tuas plantinhas estão lindas e viçosas. Também eu tenho as minhas próprias ervas aromáticas, adoro puder usa-las nos meus pratinhos.

    ResponderEliminar
  8. Estes dias por cá também têm estado assim, ainda ontem choveu imenso de manhã e à tarde fui dar um passeio à beira-mar com sol :)
    E peixinho grelhado é também comidinha que fazemos muito nesta altura, adoro. E adorei a pasta com que o barraste! Delicioso dia :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Querida Susana
    Hehehe, por aqui o tempo também está a brincar, nem sei mais como me vestir quando saio de casa, se levo ou não a sombrinha e o casaco!
    Peixe é sempre um prato saudável e a tua receita ficou com um ótimo aspecto! Achei interessante o uso do gengibre e da hortelã.
    Quanto ao comentário deixado no blog, quero agradecê-la e dizer que esse sentimento de obrigação é muito ruim mesmo e estou fazendo o possível para não senti-lo mais!
    Muito obrigada pelo carinho.
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  10. Ai, ai, Susana, como comia agora um pexinho grelhado, mas vou ter de me contentar com uma massinha. É o que está na ementa cá de casa hoje.
    Pisquei o olho ao teu bodião. Tão aromático!
    obs. adorei o teu cantinho de ervas aromáticas. Dão muito jeito cá nas nossas comidinhas. Certo? Eu não as despenso pois fazem toda a diferença.
    Outro beijinho.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  11. que bom que podes-tes acabar de secar a roupa olha esse peixe nao conheço mas uma coisa é que ele esta hummm delicia gostei mt do aspceto do gralhado parabens bjs ha e tb da tua horta eu este ano tb fiz uma mas ainda é cedo gostei mt da tua bjs

    ResponderEliminar
  12. Por aqui o tempo também não está melhor. O vento frio assombra este início de Junho e praia nem vê-la que não tenho paciência para chuva de areia. Todos os dias as nuvens escondem o sol e já houve chuva. Ai este tempo já não é o que era. Mas ando contente, antes assim, posso continuar as minhas corridas na rua sem destilar pelo caminho :) Não conhecia esta variedade de peixe mas sendo grelhado eu vou aí provar ok :)

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)