A apresentar mensagens correspondentes à consulta rissóis ordenadas por relevância. Ordenar por data Mostrar todas as mensagens
A apresentar mensagens correspondentes à consulta rissóis ordenadas por relevância. Ordenar por data Mostrar todas as mensagens

domingo, 25 de abril de 2010

Empada de Carnes

Fiz esta empada gigante para aproveitar sobras de carne. Tinha um pedaço de frango assado que não servia para nenhuma refeição, então decidi acrescentar mais uma lata de salsichas e um resto de recheio de rissóis que tinha congelado. E consegui fazer uma deliciosa empada de carnes que foi aprovada por todos cá em casa.


Ingredientes massa para empadas:

50 gr. de água
50 gr. de azeite
50 gr. de vinho branco
1 ovo
100 gr. de margarina
1/2 pacote de fermento Fermipan
1 c. de chá de sal
450 gr. de farinha

Ingredientes para o recheio:

3 pedaços de frango assado desfiado
1 lata de salsichas tipo frankfurt
Pimenta
Cominhos
1 Caldo de galinha
1 cebola
2 alhos
40 gr. de Azeite
1 lata pequena de cogumelos laminados
Bacon fatiado
1 ovo para pincelar

Fiz assim:

No copo da bimby coloquei a cebola, os alhos e o azeite, e triturei 15 Seg. Vel.5. Com a ajuda da espátula fiz descer os ingredientes das paredes do copo, e programei 7 Min. Temp.100º Vel.2.
Juntei o molho de tomate e programei, 3 Min a mesma velocidade e temperatura. Adicionei as carnes os temperos e programei 10 Min. Temp.100º Vel Colher Inversa.
Reservei e deixei arrefecer.

Depois passei o copo por água e fiz a massa para a empada.

Coloquei no copo da Bimby os ingredientes, excepto o ovo, o fermento e a farinha e programei 2 Min.,37º, Vel.2. Adicionei o ovo, o fermento e a farinha, e programei 2 Min.,Vel. Espiga (tive de acrescentar mais farinha por isso o tempo tambem foi acrescido + 2 Min.).

Depois devidi a massa em duas bolas uma ligeiramente mais pequena para a superficie. Estiquei a massa com o rolo e forrei a tarteira. Recheei com o recheio e tapei com o resto da massa já esticada.
Com o resto da massa que tinha ficado colada no copo estiquei e recortei formas de corações e decorei a empada. Polvilhei com o ovo batido e levei ao forno pré aquecido a 200º por 30 min.


Espero que tenham gostado.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Rissois de Aproveitamentos

Já à algum tempo que estava cismada a fazer rissóis. Eu nunca tinha feito sózinha, já tinha presenciado e tinha uma ideia como se faziam. Só que como é uma coisa que dá algum trabalho e ocupa muito do nosso tempo eu fui deixando sempre para depois.
Agora como tenho a minha Actifry de novo (ela avariou e esteve no arranjo) posso fazer uns fritos de vez em quando que esses não fazem mal. Então resolvi fazer uns rissois para ter congelados para uma hora de aflição. Como tinha um resto de carne assada no frigorífico decidi aproveitar para fazer o recheio dos rissóis. A massa eu fiz dum livro que tive de prenda da minha sogra logo que me casei. É um livro muito antigo e tem umas receitas muito boazinhas que de vez em quando me auxilio.

Ingredientes da massa:
2,5 dl de água
sal
2 c. de sopa de azeite
225 g de farinha de trigo

Modo de fazer:
Deitei a água, o azeite e o sal num tacho e deixei levantar fervura. Juntei a farinha e mexi com a colher de pau, sempre em lume brando. Mexi energéticamente até a massa formar uma bola e deixei arrefezer.
Entretanto fiz o recheio a olho:
Triturei a carne (mais/menos 500 g) com 1 cebola e 2 alhos. Levei ao lume um tacho com azeite e juntei a carne com a cebola a refofar um pouco. Juntei 2 c. de sopa de farinha e mexi muito bem, e juntei 2,5 dl de leite aos poucos e depois adicionei 2 c. de sopa de tomatada. Temperi com um pouco de sal, pimenta, noz moscada e salsa picada. Depois juntei umas azeitonas às rodelas e reservei.
Entretanto tive a ajuda do meu filho para esticar a massa com o rolo, ele adorou a experiência...
Depois fiz uns montinhos com o recheio na massa com distância suficiente para os poder cortar.

Asseguir foram passados por ovo batido e por pão ralado e ficaram prontos para fritar. Congelei uns quantos para fazer depois na minha Actifry. Mas entretanto fritei-os e come-mos com uma refrescante salada para que não pesá-se muito a consciência,lol.

Aqui estão eles muito apetitosos e foi uma forma de aproveitar restos. Bjs