Mostrar mensagens com a etiqueta Fruta. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Fruta. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Bolo de manga para um aniversário esquecido


Ai a minha cabeça! Um dos objetivos que tracei para mim este ano é tentar aproveitar todo o tempo disponível e possível para cuidar de mim e de minha família. Ingressar em novos projetos que me façam sentir realizada aprendo coisas novas. Cada vez mais dou valor à vida. Estar bem comigo é o mais importante para depois conseguir transparecer isso para os outros. Por isso recomecei as minhas caminhadas (o que às vezes é difícil encaixar na rotina). Passei a ir ao mercado ao domingo com o meu saco de pano acompanhada pelo marido comprar produtos da terra. Comecei a reduzir o meu tempo no pc para me dedicar mais à leitura. Tirar tempo para me mimar e mimar os que me rodeiam. Tudo projetos que requerem tempo e dedicação, e está claro que de algum lado vai faltar. Falta-me tempo para publicar mais vezes e visitar os blogues amigos. Cozinho, sempre, mas não com tanto tempo quanto desejava. É o substancial e prático e quando faço algo que me apetece fotografar é à noite e as fotos ficam péssimas. E como não gosto, já não deito no blogue. Tenho uma série de preocupações que não vale a pena partilha-las aqui, para não vos maçar. Mas com tudo isso, e voltando ao inicio, estou aqui para admitir que me esqueci que o blogue fez anos :( é verdade! Foi no dia 13 de janeiro que realizou 3 anos de vida! E em forma de festejo trago hoje um bolinho que foi feito mesmo no dia 13 apesar de não ter sido feito com este propósito. 
Não sei onde irei parar a continuar assim...




Ingredientes:

4 ovos
100 g de manteiga vegetal
250 g de açucar
400 g de farinha c/ fermento
1/2 lata (das grandes) de polpa de manga +/- 400 g
100 g de coco ralado grado
1/2 c. de chá de raiz de gengibre em pó
1/2 c. de chá de fermento royal

Cobertura:

Amêndoas laminadas
Acúcar granulado branco

Fiz assim:

Aqueci o forno a 180º.Forrei um tabuleiro com aproximadamente 20/30 cm com papel vegetal. Untei primeiro o tabuleiro com óleo em spray, seguido o papel e por último o spray.
Numa tigela grande bati com a batedeira a manteiga com o açúcar até fazer uma massa esbranquiçada. Adicionei os ovos um a um sem parar de bater até ficar tudo bem envolvido. 
Noutra tigela misturei os sólidos e fui adicionando ao preparado anterior aos poucos até ficar tudo bem misturado. Deitei a mistura dentro do tabuleiro e plovilhei com amêndoa e açúcar. Levei ao forno pré aquecido aproximadamente 45 minutos.




Sendo assim tenho muito que agradecer a vossa presença aqui no blogue, quer seja seguidor,visitante anónimo, deixando ou não rasto, porque são vocês que me dão força para continuar. O meu muito obrigada a todos(as).



Bem ajam.

Beijinhos


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Uma tarte de maçã e nozes para celebrar o ano novo



O ano 2012 já lá vai. Não foi dos piores, mas também não foi dos melhores. Agora chegou o 2013 e as nossas esperanças renovam-se. Desejamos sempre mais e melhor. Nunca estamos satisfeitos nem realizados. Somos uns bichinhos insaciados ;) nunca estamos bem e queremos sempre mais. Por isso não vou ser muito exigente nos meus votos (até porque a austeridade assim não permite) e desejar muita saúde, trabalho, harmonia, esperança, amor e se for possível estender os votos... algum dinheiro extra para este novo ano que já entrou. Feliz ano 20013 para todos os que por cá passam, deixando ou não rasto.
E em modo de boas vindas ao ano novo deixo aqui esta deliciosa tarte de maçã do livro da Clara de Sousa "A minha cozinha" que recebi como prenda este natal (iupi!!!).




Ingredientes:

Fiz assim:

Comecei por fazer a massa areada;

300 g de farinha
100 g de açúcar
1 ovo
1 pitada de sal
200 g de manteiga vaqueiro

Na bimby juntei todos os ingredientes e misturei uns segundos até ficar tudo bem envolvido. Retirei, moldei em uma bola e deixei descansar 15 minutos.
Entretanto descasquei as maçãs, retirei-lhes os caroços e cortei em fatias grossas (0,5 cm).
Numa taça, misturei as maçãs, o açúcar amarelo (reduzi 50 g), o açúcar branco, a farinha e a canela. Envolvi tudo com as mãos e despejei na tarteira que foi forrada com a massa areada. Levei ao forno pré-aquecido a 170 ºC durante 1 hora.
Entretanto fiz a cobertura, esboroando com os dedos, a manteiga, o açúcar, a farinha e as nozes. Juntei um pouco mais de farinha porque a massa estava a colar muito aos dedos. Coloquei no frigorífico.
Passada uma hora no forno, retirei a tarte - não desligar o forno- e esfarelei a cobertura pelo topo. Pincelei as bordas da massa com leite e deitei-lhe um pouco de açúcar branco a toda a volta.
A tarte regressa ao forno por mais 20-30 minutos até lourar.



Espero que apreciem a sugestão e votos de um ano novo repleto de luz e felicidade para todos vós.

Beijinhos


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Flognharde de pêra e maçã para o dia dele



Hoje o dia tem sido dedicado só a ele. A mãe não foi trabalhar (por causa de mais uma tempestade que passou ao lado :) logo teve tempo para dar e fazer mimos. O pequeno almoço foi panquecas a pedido dele. O almoço foi torta de beterraba recheada de bacalhau e não houve bolo a pedido dele. Não lhe apetecia bolo. Como já tinha pedido que lhe fizesse uma sobremesa que fiz em tempos, mas que não tinha colocado no blogue, não sabia como lhe chamar.
- É uma sobremesa que é fria e quente! Respondia-me à pergunta. - Óh filho, mas não me lembro qual. - Aquela que a mãe fez quando o tio João veio cá almoçar. Não me lembrava mesmo. Depois de muito pensar, lembrei-me. Era uma flognarde de ameixa que servi com gelado de baunilha. Lembro-me na altura de lhe chamar quente e frio, para simplificar o nome. Está decidido. O bolo de aniversário será isso mesmo.  


Peguei numas pêras e maçãs que havia no frigorífico.



Fui ao Receitas ao desafio buscar esta receita da minha amiga Ilídia.



Ingredientes:

  • 4 pêras
  • 2 maçãs
  • 1 mão cheia de amêndoa laminada
  • 60g de açúcar
  • 60g de farinha
  • 15g de manteiga
  • 1 iogurte natural
  • Leite q.b.
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de extrato de amêndoa
  •  
    Fiz assim:

    Descasquei as pêras, cortei em quartos e deitei-as com as partes cortadas para cima numa travessa untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Polivilhei com amêndoa pelada. 
    Numa tigela misturei os restantes ingredientes e deitei por cima da fruta. Levei ao forno a 190º durante 30 minutos, ou até fazer o teste do palito e este sair seco.
    Servi quente, sem a bola de gelado... porque não tinha ;)


    Para o jantar, a mãe fez bifes com batatas fritas a pedido do aniversariante :)
    O que uma mãe não faz por um filho! Só se não for boa mãe... pelo menos no seu dia.
    Já ao pai, coube a tarefa de escolher a prenda. Um Ipad, para que ele deixá-se de roubar o meu quando preciso dele para as minha receitas :) Ele adorou!

    Desejamos que festejes muito anos sempre com esse sorriso nos lábios :)

    Beijinhos



     

    terça-feira, 23 de outubro de 2012

    Doce de courgette com maçã



    Foi a pensar nas pessoas doces que fazem parte da minha vida que fiz este doce. Não são muitas, mas são merecedoras deste tipo de mimos. Umas já fazem parte de minha vida já há algum tempo (familiares) outras são por afinidades. Umas já receberam este mimo outras ainda o irão receber. Mas o importante mesmo é viver rodeada de pessoas que gostam de nós pelo que somos e não pelo que possuímos. Pessoas que podemos contar com elas nem que seja para ouvir um desabafo e termos a certeza que guardam como se de um segredo se tratasse. Pessoas que fazem paret do meu dia a dia e que  "aturam" a minha disposição. Pessoas que amo,que vivem comigo e que com uma simples garfada de doce no pão pela manhã é como se fosse um beijo de carinho meu. E para todas as pessoas que por aqui passam todos os dias  e que de certa foram fazem parte da minha vida, partilho este doce com todos vós.
    Por isso e por muito mais resolvi mimar todas estas pessoas com um sedoso e delicioso doce para adoçar as suas vidas. 

     

    Ingredientes:

    3,5 kg de courgette
    2 kg de açúcar
    1 limão, casca e  sumo
    2 paus de panela
    300 g de maçã ralada

    Fiz assim:

    Num tacho de ferro alto deitei a courgette descascada e cortada em cubinhos, juntamente com o açúcar, o limão e os paus de canela. Mexi e levei ao lume a levantar fervura. E deixei cozer em lume brando tendo o cuidado de mexer com a colher de celicone de vez em quando. Quando achei que estava pronto deitei um pouco de doce num pires e com o dedo fiz uma estrada ao meio. Quando a estrada não chega logo quer dizer que está pronto. Retirei os paus de canela e a casca do limão e passei a varinha mágica sem muita precisão, pois gosto de sentir bocadinhos de courgette na boca. À parte deitei a maçã ralada numa tigela de vidro com uma ou duas colheres de sopa de água e levei ao microondas a cozer. Espremi a maçã e adicionei ao doce. Levei ao lume outra vez para levantar fervura. Distribuí o doce por frascos de vidro esterilizados e virei-os com a tampa para baixo para formar vacoo.

    Espero que gostem da sugestão.

    Beijinhos e que tenham uma boa semana :)

    segunda-feira, 8 de outubro de 2012

    Doce ou compota de ameixa vermelha com anis


    Com a despedida do verão começaram a confeção de doces/compotas cá em casa. Há que aproveitar a fruta da melhor maneira. Congelo algumas para mais tarde fazer sobremesas e gelados, mas gosto muito de fazer compotas para aguardar e oferecer a amigos. Acho até que sou um bocadinho formiga nesse aspeto. Gosto de ter sempre a despensa e o frigorífico composto. Gosto de ver a fruteira cheia e colorida e as cestas dos legumes bem recheadas. E gosto de aproveitar. E agora com os produtos da minha horta sinto-me muito mais "rica". Não no sentido financeiro, mas no sentido da abundância. E sinto-me feliz assim. Tal e qual uma dona de casa "perfeita" :).





    Ingredientes:

    1,5 kg de ameixas vermelhas, descaroçadas e com pele cortadas ao meio
    1 kg de açúcar
    3 estrelas de anis
    2 cascas de limão (cortado com o descascador de vegetais)
    1 c. de sopa de sumo de limão

    Fiz assim:

    Coloquei todos os ingredientes num tacho alto (de preferência porque ao ferver vai salpicar) e deixei levantar fervura. Já com o lume moderado fui mexendo de vez em quando para não deixar pegar. Quando começou a fazer ponto de estrada apaguei o lume. Entretanto esterilizei frasco de vidro em água a ferver e depois de bem escorrido deitei o doce dentro. Tapei e virei com a tampa para baixo para formar vácuo.



    Espero que gostem da sugestão.

    Beijinhos e votos de uma excelente semana para todos.


    terça-feira, 7 de agosto de 2012

    Pudim de castanhas do chef António Silva


    Ao contrário da Carla, eu estou muito contente com o chef António Silva ;) É verdade. Não sei porque não fiz essa receita à mais tempo. O livro está na estante a ganhar pó e nem me lembro de o folhear de vez em quando. Aconteceu que tinha destinado fazer o meu pudim de côco para um almoço de família e quando fui ao armário buscar o côco... para  minha surpresa, não havia! E tinha feito as compras no dia anterior, mas tinha quase a certeza que tinha. Essas coisas acontecem-me muitas vezes... a culpa é da idade ;) (até parece!).
    Mas costumo dizer que há males que veem por bem e este foi o caso. Já revoltada fui procurar no livro uma receita de um pudim. Deparei-me com um pudim de castanhas que me intrigou bastante e como tinha castanhas congeladas não exitei. O chef António Silva que me desculpe, mas tive que cortar no açúcar porque achei demais e não me enganei ;) O resultado foi fenomenal. Sem definição. O melhor mesmo é fazerem e depois me contarem o que acharam ;)



    Ingredientes:
    Receita tal como fiz com as devidas alterações.

    800 g de castanhas congeladas
    300 g de açúcar (reduzi quase metade)
    1,5 dl de água
    40 g de manteiga vegetal
    1 c. de sopa de açúcar para levantar as claras
    6 ovos
    Canela em pó a gosto
    Manteiga para untar a forma e açúcar para polvilhar

    Cobertura improvisada:

    3 maçãs Golden
    1/2 cup de açúcar mascavado claro light
    3 folhas grandes de gelatina
    Água q.b.

    Cozi as castanhas na bimby quase cobertas com água durante 20 min. Temp. 100º Vel. colher. Depois triturei tudo até fazer um puré homogéneo. Passei para uma tigela larga para arrefecer. Entretanto levei um tacho ao lume com o açúcar e a água e deixei ferver 4 minutos exatos. Retirei do lume e misturei com o puré de castanha. (Na receita original pede para levar o puré ao lume e mexer até ficar mais enxuto. Não achei necessário porque o meu puré estava bem consistente, por isso saltei esse passo.) Antes de arrefecer adicionei a manteiga e misturei bem. Deixei arrefecer.
    Entretanto untei um pirex com manteiga e polvilhei com açúcar (na receita original era uma forma de buraco).
    Depois juntei as gemas ao puré de castanha e a canela ( + ou - uma colher de chá) e misturei bem para ficar tudo ligado. Levantei as claras em castelo e quase no fim acrescentei o açúcar. Juntei as claras ao puré muito ao de leve, mexendo de baixo para cima. Deitei o preparado na forma, alisei e levei a cozer em banho maria mais ou menos por uma hora. O calor tem de vir de baixo para não tostar muito por cima. Fiz o teste do palito e quando saiu sem massa colada retirei do forno. Deixei arrefecer e levei ao frigorífico a refrescar durante a noite.

    Na manhã seguinte descasquei as maçãs e retirei as pevides. Cortei-as em meias luas e deitei num tacho. Deitei o açúcar e cobri com água. Deixei ferver até as maças cozerem, mas sem se desfazerem. Retirei-as com uma espumadeira e decorei o pudim em camadas. Entretanto demolhei as folhas de gelatina, espremi-as e derreti na calda de açúcar e deixei arrefecer um pouco. Cobri o pudim com essa calda e de levei a gelar até à hora de servir. 



    Esse pudim fez suspirar muita gente à mesa ;) foi repetido mais que uma vez... e mais não digo :)

    Espero que gostem da sugestão.


    Beijinhos




    quarta-feira, 13 de junho de 2012

    Morangos quase no fim de época


    A época dos morangos já está a terminar e isso nota-se nas bancas do supermercado. Eles estão tantos escolhidos que nem apetece traze-los para casa. Só no mercado é que ainda aparecem bonitos, pequenos, porque são regionais, mas muito saborosos. Não foram o caso desses que ainda foram dos primeiros a entrarem cá em casa. Comprei uma caixa inteirinha, deu-me para comer ao natural como eu prefiro. Congelei alguns para mais tarde fazer um gelado e saiu essa sobremesa feita em cima do joelho para uma sobremesa de domingo.
    Sempre que apresentava morangos na mesa para saborear ao natural a conversa do meu filho era sempre a mesma. - Falta o chantily, mãe! ao qual respondia que era muito mais saudável comê-los assim. Mas coração de mãe é coração de manteiga e num certo domingo quis surpreende-lo com uma sobremesa de morangos e chantily. Não se trata de uma receita, mas sim uma sugestão para servir morangos e que agrada as crianças e os adultos ;) claro está!




    Ingredientes:

    Morangos a gosto
    1 frasco de creme culinário para bater da Vaqueiro
    Açúcar para adoçar a gosto
    1 c. de chá de vinagre balsâmico
    Bolachas digestivas moídas

    Fiz assim:

    Comecei por arranjar os morangos. Depois cortei-os em fatias  e deitei numa tigela com um pouco de açúcar e o vinagre. mexi e deixei descansar até formar uma calda.
    Com uma batedeira bati as natas até começarem a ficar firmes. Fui juntando açúcar a gosto, coloquei pouco porque não aprecio muito sobremesas excessivamente doces.
    Na bimby deitei as bolachas e com uns toques turbo ralei-as (podem fazer num roubot de cozinha normal que tenha lâminas).
    Numa taça deitei fiz a montagem com uma camada de bolacha moída, chantilly, morangos (sem a calda), novamente chantilly e por último uma camada de bolacha. Decorei com morangos e levei ao frigorífico a refrescar até servir.

    Foi uma agradável surpresa quando se depararam esses morangos em forma de sobremesa ;).


    Espero que gostem da sugestão simples mas deliciosa.

    Beijinhos

    e votos de um bom resto de semana.


    domingo, 6 de maio de 2012

    Bolo de maçã reineta para as mães


    Um dia que não podia passar despercebido. O dia da mãe. E assim teve de ser comemorado, não com muitos excessos porque as condições de saúde assim não permitiram, mas com muito carinho. Como no ano passado surgiu a oportunidade de juntar as mães de todos nós cá de casa. A minha mãe. A mãe do meu marido. E a mãe do meu filho (eu :)). Sendo assim preparei um almoço com tudo a tinhamos direito. Mas hoje apenas deixo aqui a sobremesa que foi esse delicioso bolo todo ele saudável e que foi muito apreciado.




    Um lírio do meu jardim ainda com gotas de chuva da noite anterior.


    E sendo o dia da mãe tinha de partilhar a foto anterior que foi tirada pelo meu filho e que aos meus olhos ficou linda :)


    Servi com fruta fresca.


    Ingredientes:

    180 g de açúcar amarelo
    casca de 1/2 limão
    2 maçãs reineta, descascadas
    sumo de 1/2 limão
    3 ovos
    1 iogurte natural - usei uma embalagem de mascarpone
    50 g de azeite
    200 g de farinha de trigo integral - acrescentei mais 30 gr
    1 1/2 de chá de fermento para bolos
    1 colher de chá de canela em pó
    spray para untar
    farinha q.b. para polvilhar

    Fiz assim:
    Pré-aqueci o forno a 180 graus.  
    Coloquei no copo da bimby as maçãs e o sumo de limão e piquei 5 segundos, velocidade 3 1/2. Retirei e reservei.
    Coloquei no copo o açúcar e os ovos e a raspa de limão e programei 1 minuto, 37 graus, velocidade 4.
    Adicionei o mascarpone e o azeite e programei 20 segundos, velocidade 4.
    Adicionei a farinha, o fermento e a canela e programei 15 segundos, velocidade 3.
    Adicionei a maçã reservada e envolvi com a ajuda da espátula.
    Coloquei a massa numa forma de bolo redonda, previamente untada e o fundo forrado com papel vegetal também untado e polvilhado com farinha. Levei ao forno pré-aquecido, cerca de 55 minutos.

    Fonte: Adaptada do blogue da minha amiga Ilídia Acre e doce .


    Espero que gostem da sugestão.

    Beijinhos




    sexta-feira, 27 de abril de 2012

    Tarte "express" de banana e pêra

    O que fazer com umas bananas a pedir socorro na fruteira e duas bases de massa folhada esquecidas no frigorífico quase a terminar o prazo de validade?
    O meu pensamento foi logo, uma tarte de fruta! Pois sei que tartes com fruta são sempre muito apreciadas cá em casa. Em pouco mais de 45 minutos apareceu uma sobremesa que foi devorada ainda quente a fumegar. Aqui fica uma sugestão para fazer mesmo quando não há muito tempo para elaborar uma sobremesa. Ideal para quando nos aparecem visitas sem esperarmos. É só dar uma escapadinha à cozinha e enquando coze damos um dedo de conversa e preparamos um cházinho. Já está. E assim se recebe bem e com carinho :)
    O que acham?



    Ingredientes:

    2 bases de massa folhada de compra
    5 bananas médias maduras
    1 pêra rocha
    Creme inglês (receita bimby)
    Canela para polvilhar

    Ingredientes para o creme inglês

    500gr leite
    2 ovos
    50gr açúcar
    1c. sopa açúcar baunilhado (deitei a colher de açúcar e uma pitada de aroma de baunilha)
    15gr de amido de milho (maizena)

    Fiz assim:

    Coloquei todos os ingredientes no copo e programe 6 min, 90ºC, vel 4.

    Entretanto forrei uma tarteira com 1 base de massa folhada. Distribuí a fruta no fundo e espalhei o creme inglês por cima. Polvilhei com canela e cobri com a outra base de massa folhada. Apertei as pontas das massas com os dedos para colarem. Levei ao forno quente até a massa folhada estar cozida e rosada.

    Espero que gostem da sugestão e votos de um excelente fim de semana ;)

    Beijinhos


    quinta-feira, 12 de abril de 2012

    Risotto de limão aromatizado com hortelã pimenta


    Ela tinha-me desafiado a experimentar esse risotto. E eu disse-lhe que iria experimentar, mas com hortelã pimenta colhida no mato e que emanava um aroma fresco na minha cozinha. Não foi logo naquele dia. Mas não tardou muito que não satisfizesse essa minha vontade.
    É realmente muito bom. O sabor cítrico que o define é realmente delicioso. Todos nós gostámos, mas o meu Samuel foi quem mais gostou. Adora sabores cítricos :)

    Obrigada Mané :)



    Ingredientes:

    Sal q.b.
    6 copos de água
    3 colheres de sopa azeite
    1 colher de sopa de manteiga
    1 cebola picada
    2 chávenas de arroz arbóreo
    1 chávena de vinho branco
    1 a 2 limões (o que for suficiente para uma colher de sopa de raspa de limão)
    1 colher de sopa de hortelã pimenta picada
    Pimenta q.b.
    Pinhões torrados (não coloquei)
    Queijo parmesão (coloquei 1 bola de queijo musarella)


    Fiz assim:

    Coloquei a água ao lume com o sal, deixar ferver e reservar tapado
    Num tacho anti aderente coloquei a cebola e o azeite e levei ao lume até a cebola ficar translúcida.

    Adicionei o risotto e mexi sempre, até o risotto começar a ficar alourado.

    Adicionei o vinho branco e mexi até que este evaporou.

    Misturei o sumo do limão mexendo bem e deixando absorver.

    Adicionei aos poucos a água com sal, mexendo sempre e deixando o risotto absorver a água e ficar cremoso e cozido (todo o processo deve levar mais ou menos 30 mn, risotto é um trabalho de amor)

    Polvilhei com a raspa de limão e hortelã pimenta picada.



    É realmente um trabalho de muito amor ;)

    Espero que gostem.

    Beijinhos

    quinta-feira, 29 de março de 2012

    Convidei para jantar, ou melhor... para a sobremesa!Bana e Flapi


    Não vos contei uma situação que se passou comigo no meu passeio pelo mato. De início achei muito estranho e até assustador, mas logo depois compreendi que um momento daqueles não era para ser desperdiçado com medos e receios. Vou então contar o que me aconteceu.
    Depois do esforço físico de subirmos um monte fomos deparados com um denso mato que nem sabíamos como entrar. Visto isso o meu marido achou melhor encontrarmos outra alternativa para chegar ao outro lado. Então disse-me: - Espera aqui um bocadinho que eu vou ali ver se há outro caminho para chegarmos lá! Como sou muito obediente assenti que sim ;) Enquanto esperava reparei que para lá dessa mata existia uma frexa de sol. Então, curiosa, resolvi enfiar-me no meio das árvores e ver se realmente conseguíamos passar por ali. Arranhei-me ao tentar furar por entre os arbustos e silvas, mas depois de algum esforço lá consegui furar pelo denso bosque.



    Bem fiquei boquiaberta com o que vi. Era uma floresta encantada! Fiquei estupefacta! Não sabia se iria fugir, esconder-me ou... nada! Até que então fui surpreendida pelo Bana e a Flapi que andavam a correr atrás um do outro na brincadeira. O Bana mostrou-se tão surpreso quanto eu, mas logo esboçou um sorriso de orelha a orelha. Nisto a Flapi escondeu-se atrás de uma árvore assustada. Logo o Bana disse-lhe: - Não te assustes porque ela parece tão assustada quanto tu! Olha, ela parece inofensiva. Vamos saber o que ela quer daqui.
    Aos ouvir a falarem nem pude acreditar que era real. Quanto mais, eles me compreenderem!
    - Olá! O que fazes aqui na nossa floresta?! Vens fazer-nos mal?! Questionou-me o Bana que era muito desenrascado.
    - Não! Não vos quero fazer mal! Entrei aqui por acaso. Ando a explorar os montes da minha ilha e vislumbrar-me pelas magníficas paisagens. Mas vocês compreendem-me?! Disse incrédula.
    - Claro! Respondeu o Bana com o peito esticado para a frente com um ar heróico. - Não nos conheces?! Perguntou.
    - Ho sim, mas já à tantos anos que não vos via. Quer dizer, na tv, claro! Adorava ver as vossas aventuras e via os programas com muita atenção. A tua história de vida é linda. Teres sido criado por uma gata na presença de humanos e depois teres ido viver para a floresta só mostra que és um valentão :)
    Nisso a Bana e a Flapi foram-se aproximando de mim. O Bana não teve medo nenhum  e até saltou para o meu colo e a Flapi com algum receio aproximou-se desconfiada. Fiz-lhe umas festinhas. Brinquei com eles e rebolei no chão envolvida pela brincadeira e gargalhadas. Nisto apareceram os outros amigos uns por entre as árvores,dentro delas, pelo chão e pelo ar. Foi uma festa.
    De súbito lembrei-me que o meu marido devia de andar aflito à minha procura. Disse que tinha que me ir embora apesar de não apetecer mesmo nada. Convidei o Bana para ir jantar à minha casa prometendo que seria muito bem vindo e que me compremetia a traze-lo de volta à floresta. Ele aceitou, mas uma condição, que  a amiga pudesse ir também. Aceitei ainda mais contente por ter convidados tão ilustres para o jantar. Enfiei-os no bolso do casaco e atravessei a densa parede de árvores que separava a floresta do mundo real. Quando lá cheguei o meu marido estava mesmo a chegar, nem reparou a minha ausência (fiquei com a sensação de que o tempo parrou naqueles momentos que estive na floresta!). Contei-lhe o que se tinha passado e ele não acreditou. Só depois de apresentar os meu amigos é que ele finalmente acreditou. Continuámos a nossa aventura de regresso a casa na companhia dos meus amigos para irmos jantar.
    Brincaram com o meu Simba (o meu gato) e com o meu filho que achou imensa graça aos esquilos vestidos e falantes. Para o jantar escolheram comer avelãs, nozes e amendoas pois não estavam acostumados a comer comida de gente. Para sobremesa tinha tarte de maçã e côco já essa, não disseram que não e até comeram bastante.



    Ingredientes para o puré:

    3 maçãs pequenas
    4 c. de sopa de açucar areado (dispensa)
    4 c. de sopa de água
    Raspa e sumo de 1/2 limão

    Ingredientes para o creme:

    1 lata de leite condensado
    Sumo de 1/2 limão
    3 c. de sopa de côco ralado grado

    Ingredientes para a cobertura:

    4 maçãs
    Canela e açúcar para polvilhar

    Fiz assim:

    Descasquei e cortei as maçã aos cubos e deitei num tacho com a água, o açucar, o sumo e a raspa de limão e deixei cozer. Triturei com a varinha mágica. Tornei a levar ao lume com o leite condensado, o côco até começar a engrossar.Desliguei o lume e juntei e o sumo de limão.
    Forrei uma tarteira com uma placa de massa folhada e deitei o creme dentro. Polvilhei com canela. Descasquei as restantes maçãs e cortei-as em meias luas. Comecei do centro da tarteira para a periferia montando as fatias de maçã em jeito de flor.
    Levei ao forno moderado durante mais ou menos 40 min. ou até verificar que a maçã estava cozida.


    Tirem 10 minutos do vosso tempo para assistirem a um episódio das aventuras de Bana e Flapi.


    "Na parte este dos E.U.A. vivia um esquilinho chamado Bana. Ele vivia na floresta com a sua família. Com a chegada da colonização houve um inevitável corte de árvores. O carvalho onde Bana vivia com a sua família foi cortado e assim perdeu a sua família.
    Bana foi recolhido por um rapaz que o levou para a sua quinta e o deixou ao cuidado duma gata, que o criou.
    Um dia deflagrou um incêndio na quinta e Bana foi salvo pela sua mãe gata da qual se separou na confusão.
    Bana voltou ao bosque donde viera e ai, graças aos conhecimentos adquiridos pelos homens, salvou os seu amigos dos perigos dos caçadores e de animais ferozes.
    Conheceu também outros animais, como Flapi, o seu amigo Cleto, a Doninha, o Picapau, o avozinho Mocho, os divertidos ratinhos Não e Nem e muitos outros amigos.
    A série estreou em Portugal em 1980. No final dos anos 80 a série voltou a dar na RTP mas com outro nome "Puchi" e uma nova dobragem."
    Texto retirado daqui.

    E assim participo pela terceira vez no passatempo "Convidei para jantar" que desta vez foi acolhido pela simpática Su.

    Beijinhos a todos que por cá passam :)

    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

    Coxas de perú assadas com laranja para a Laranjinha


    Não tenho vindo aqui muitas vezes. Ando cansada e a precisar de tempo. Tempo. Uma coisa tão valiosa hoje em dia. Tenho que começar adiministrar melhor o pouco tempo que tenho. Por isso só hoje, e quase no fim do tempo, consegui vir aqui deixar a minha participação no passatempo do sexto aniversário do Cinco quartos de laranja. Um blog muito diversificado e saudável que tem por detrás uma pessoa muito organizada e que gosta daquilo que faz. Desejo muitas felicidades e muitos anos de vida ao Cinco quartos de laranja um blogue que é um elemento muito importante na blogosfera. Parabéns.

     



    Ingredientes:

    2 coxas de perú
    2 laranjas
    1 lima da terra
    100 ml de vinho branco
    5 dentes de alho
    Sal rosa dos Himalaias
    1 naco de gengibre descascado e às rodelas (+ ou - 5 cm)
    Pimentão doce em pó q.b.
    Pimenta rosa moída na hora q.b.
    Mel
    1 c. de chá de mostarda com estragão
    2 pingos de tabasco
    Vaqueiro líquida
    8 chalotas
    1 ramo de alecrim
    2 ramos de tomilho

    Batata doce assada:

    Num pirex deitei batatas doces descascadas e cortadas às rodelas. Temperei com mistura de pimentas e mel. Tapei com uma folha de papel de alumínio e assei ao mesmo tempo do perú.
    Ficam deliciosas!

     
    Fiz assim:

    Temperei as coxas de perú com o sumo de 1 laranja, a lima, os dentes de alho cortados às rodelas,o gengibre, o sal e o vinho branco e deixei marinar umas horas no frio. Antes do jantar retirei as coxas de perú e deitei num pirex de ir ao forno. Retirei as rodelas de gengibre, ralei e espremi o suco na marinada.  temperei as coxas com os restantes temperos, o sumo da laranja e a marinada. À volta deitei as chalotas e os ramos e cheiros. Finalizei com a vaqueiro e levei ao forno quente tapada com uma papel de alumínio. Ao fim de 45 minutos retirei a folha de deixei dourar a carne.
    Servi com salada de alface, rodelas de laranja e batata doce assada.



    segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

    Pudim de pão e maçã


    Aproxima-se dias de seca. Por aqui ainda não se sente muito, pois os campos continuam verdes dando cor às inúmeras e resplandescentes paisagens açorianas. O sol brilha todos os dias - o que me faz ficar alegre- e as temperaturas teem estado amenas. Umas manhãs e noites mais frescas, mas nada comparado com os invernos do meu tempo de escola. Lembro-me daquelas manhãs chuvosas onde a chuva corria pelas valetas imitando uma ribeira. E minha mãe me dizer para esperar que abranda-se para não me alagar. Mas a vontade era enorme de ir para a escola para aprender, que me metia à chuva só para não chegar atrasada. Lembro-me de ouvir meu avô reclamar no verão que havia seca, mesmo depois desses invernos rigorosos e isso fazia-me confusão. E o que dizer agora que não chove quase nada com o inverno a passar ao lado, sabe-se lá onde! Mas que é bom, lá isso é.



    Ingredientes:

    5 fatias de pão de forma
    Bagas goji
    5 ameixas secas
    2 sacos de 1/4 cup de açucar mascavado
    1 c. de chá de Cardamomo em pó
    1 cup de leite
    2 ovos
    2 maçãs Starking

    Fiz assim:

    Parti as fatias do pão em pedaços e espalhei num tabuleiro de forno.
    Numa tigela misturei o leite, os ovos e o açúcar.
    Verti a mistura de leite sobre o pão e deixei absorver durante 20 a 30 minutos.
    Entretanto descasquei as maçãs e cortei-as em cubos.
    Polvilhei o pão com as bagas goji e as ameixas cortadas em pedaços e espalhei por cima as maçãs.
    Polvilhei com açúcar e o cardamomo e levei ao forno pré-aquecido a 180º até a superfície ficar com um tom dourado.



    Esta receita veio do blog da Carla que no momento que a vi decidi logo que a tinha de fazer. Fiz algumas alterações e o resultado foi muito bom. É uma ótima opção para usar restos de pão duros e dando uma sobremesa deliciosa.

    Espero que gostem da sugestão.

    Beijinhos

    domingo, 12 de fevereiro de 2012

    Bolo de limão para um fim de semana curto

    O fim de semana chegou ao fim. Para mim foi como se tivesse passado num sopro. Fiz tantas coisas e tantas outras ficaram por fazer. Não consegui vir aqui muito menos ver o que se passava nos vossos blogues. Não acontece a vocês ficar com a sensação que não tiveram tempo para nada?
    Sábado, andei atrás de roupas, lavar, estender, secar, dobrar, arrumar. Aspirar a casa, arejar, mudar as camas de lavado, lavar casa de banho e mais umas miudezas. À tarde fiz uma grande sopa de couves (do meu quintal ;) com feijão que me lembra as sopas que minha mãe fazia durante a semana para comermos. Amassei pão, tendi e cozi. E por último fiz esse bolinho que depois de muitas alterações, ainda chegou para fazer uns queques. Chegou à noite estava estoirada, cheia de dores nas pernas e nas costas. A cama foi o meu remédio.
    E o que me dizem? Sobrou o dia de hoje! Pois, a manhã passou rápido mas tive tempo para fazer um almoço caprichado. Depois foi arrumar a cozinha e abrir a porta para os meus cunhados que vieram visitar a mãe. Como manda a praxe, bebemos um chá com o dito bolo e os queques. Depois consegui sentar-me no sofá e ver um filme :) Entretanto no intervalo ainda preparei o jantar :). No fim e depois de arrumar a cozinha com a preciosa ajuda do marido foi tempo de tomar um duche quentinho e sentar-me no sofá. Cheguei aqui ao pé do pc e disse para mim mesma - A vida não tem de ser assim! Agora vou tirar um tempinho e ir ao blogue, porque isso faz-me feliz. E depois logo se vejo o que acontecerá ;)


    Ingredientes:

    250 g de açucar
    2 limões
    4 ovos
    2 iogurtes
    100 g de manteiga vegetal
    450 g de farinha de trigo fina para bolos
    1 c. de sobremesa de fermento royal

    Fiz assim:

    Coloquei o açucar e a casca do limão no copo da bimby e pulverizei 15 Seg/Vel.8.
    Coloquei a borboleta, o sumo dos 2 limões, os restantes  ingredientes, excepto a farinha e o fermento e programei 5 Min/Vel. 4.
    Sem a borboleta juntei a farinha e o fermento e programei 30 Seg/ Vel.3.
    Deitei o preparado numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada com farinha. Com a restante massa completei 12 formas de queques e  levei ao forno cerca de 30 minutos.

    A pedido de algumas leitoras vou deixar aqui o modo tradicional de confecionar este bolo. Desde já os meus agradecimentos pela vossa preferência. Aproveito para dizer que não testei esse modo, mas fica aqui o registo como a poderão fazer sem bimby.

    Modo tradicional:

    Num recipiente colocar o sumo e a raspa dos 2 limões, o açúcar, os ovos, a manteiga e os iogurtes e bater com a batedeira durante 5 minutos.
    Adicionar a farinha com o fermento e bater só até ficar bem envolvido.
    Deitar a massa numa forma de bolo untada e polvilhada com farinha (deitei numa forma de bolo inglês e como sobrou muita massa fiz queques, poderá deitar numa forma grande). 
    Levar ao forno pré aquecido a 180º durante 30 minutos, ou até que o bolo esteja cozido (teste do palito). Se colocar numa forma maior o tempo de cozedura aumenta também. 



    Adapatado do livro: "A Bimby Massas e Doces" pág.90.
    Acrescentei mais farinha à massa e substituí as natas por iogurtes para tornar o bolo mais leve.

    Espero que gostem da sugestão.

    Votos de uma boa semana para todos que me visitem :)


    terça-feira, 31 de janeiro de 2012

    Bolo de ananás

    O resto deste mês e o próximo cabe-nos a nós cuidar da minha sogra cá em casa. Com a chegada da doença ela ficou incapaz de viver só, sendo assim cabe aos filhos essa tarefa. E todos os meses muda de residência, agora é a nossa vez.
    Chegando ao fim de semana a casa torna-se pequena para receber as visitas dos outros filhos, noras e netinho. Mas é sempre uma alegria quando nos juntamos e já se tornou tradição o chá das cinco, ou alguma coisinha para petiscar! Para mim isso dá-me imenso prazer, porque faço algo doce e assim partilho com todos, sobrando pouco para comer depois :)
    Este fim de semana quis fazer um bolo. Que fosse pouco doce, húmido e saboroso. Saiu este bolo que por certo foi bem apreciado na minha mesa do chá das cinco.




    Ingredientes:

    400g de farinha
    1 lata grande de ananás
    6 ovos
    200g de açúcar mascavado escuro
    50 g de açúcar branco
    150g de manteiga
    1 colher de chá de fermento em pó
    1/2 frasco de açúcar caramelizado

    Fiz assim:

    Barrei uma forma com o caramelo
    Forrei a forma com 4 rodelas de ananás

    Fiz sumo com as restantes rodelas de ananás na bimby uns segundos na vel. 9.

    Bati bem a manteiga com o açúcar até ficar creme na Kichen Aid.
    Adicionei os ovos um a um com a máquina em movimento. 
    Juntei a farinha alternando com o sumo de ananás e por ultimo o fermento.

    Deitei a massa na forma já forrada com o açúcar caramelizado e as rodelas de ananás cortadas ao meio.
    Levei ao forno pré aquecido a 180º a cozer cerca de 1 hora.
    Verifiquei com um palito de madeira a ver se estava cozido. Fiz mais uns furos com o palito e deitei o sumo da lata do ananás por cima do bolo e deixei embeber.
    Passei uma uma faca à volta da forma para descolar e retirei para um prato.



    Adaptado de: Sabor Intenso

    Espero que gostem da sugestão

    Beijinhos

    quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

    Salada de fruta tropical


    Com dias cheios de luz, cor e temperaturas amenas sabe muito bem comer comidas mais leves, o que é ótimo para a minha dieta. Cá em casa a nossa alimentação é saudável, sem abdicar de um ou outro prato mais calórico, mas tento proporcionar uma boa alimentação à minha família.
    Hoje trago uma salada de fruta que é muito complicada de fazer ;). E a coisa mais complicada é mesmo arranjar a carambola. Estou a brincar :) Mas como disse uns dias atrás, este ano decidi experimentar coisas novas e desta vez foi um fruto que que me despertava os sentidos sempre que o via em livros e televisão. A carambola é um fruto exótico e por isso mesmo atrai-me. Gostei de experimentar, apesar de achar que amadurecia um pouco mais, pois achei um pouco dura e ácida. Já tenho outra a amadurecer para tirar a dúvida, pois imaginava ser uma fruta muito doce, o que me enganei. Contudo fiquei satisfeita e tenciono comprar mais vezes.



    Ingredientes:

    1 carambola
    1 romã
    1 manga
    2 fatias de ananás dos Açores
    1 dióspiro
    1 caixinha de sumo de polpa de pêssegos

    Fiz assim:

    Não tem nada que saber, é descascar e partir as frutas. Dispor numa saladeira. Temperar a gosto e degustar com muito prazer.


    Espero que gostem da sugestão.

    Beijinhos


    segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

    Salada de boulgour com maçã, feijão verde e cenoura envolvida com romã


    Depois de muitos excessos na época de natal temos mesmo que endireitar os estragos. Apesar de já não haver nada de doces natalícios cá em casa, ainda parece que os há (julgando pelo o que tem aparecido aqui no blog). Aos poucos recomeço a minha alimentação saudável e a ajudar tenho um problema num dente que me tem dado muito que fazer. Mas não estou aqui para me lamentar! O que é certo é que as sopinhas, os grelhados e as saladas já estão de volta e o meu corpo agradece. Falando de saladas, depois de ver essa receita no blog da Carla disse-lhe que tinha de a experimentar, até porque tinha um saco de bulbur no armário à espera de inspiração para o utilizar. Foi lá que encontrei a inspiração, apesar de lhe ter seguido os passos, usei legumes que eu gosto e fiz pequenas alterações.



    Ingredientes:

    1 chávena de boulgour
    2 chávenas de água
    Sal q.b.
    Azeite q.b.
    1 embalagem de feijão verde e cenoura em juliana
    1 cebola
    2 dentes de alho
    1 maçã
    1 romã
    Pimenta 5 bagas q.b.
    Pimentão doce q.b.


    Fiz assim:

    Num tacho deitei o bulbur com a água e temperei com um pouco de sal. Deixei cozer durante 15 minutos mexendo de vez em quando. Deixei tapado durante mais 10 minutos.
    Entretanto, numa frigideira aqueci um pouco de azeite e saltei a cebola e os dentes de alho picados até ficarem translucidos. Adicionei a maçã descascada e partidas aos gomes finos até começar a amolecer. Adicionei o feijão e a cenoura cozidas e escorridas (cozi dentro de um pirex coberto de água no microondas durante 10 minutos), o bulgur e dei mais umas voltas na frigideira. Com o lume apagado juntei a romã e envolvi. Depois servi como acompanhamento a uns deliciosos bifes de perú feitos pelo meu marido.


    Autor da foto o meu filho Samuel

    

    Espero que gostem da sugestão.

    Beijinhos

    terça-feira, 29 de novembro de 2011

    Bolo de alfarroba com banana caramelizada

    No passado fim de semana apeteceu-me fazer um bolo. Depois de ter visto o bolo da São fiquei com imensa vontade de fazer um bolo com alfarroba, mas como não tinha frutos secos em casa desisti. Andei a pesquisar na net e descobri essa receita que decidi experimentar. Gostei muito do sabor, que aliás já conhecia, mas o que mais gostei foi do bolo sair do forno já recheado ;) . Foi servido ainda morno com uma chávena de chá quente para o lanche de domingo. Delicioso.






    Ingredientes:

    2 cups de farinha de trigo
    1/2 cup de farinha de alfarroba
    1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
    1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
    1 /4 colher (chá) de sal (usei pitada)
    110 g de manteiga em temperatura ambiente
    1 1/2 cup de açúcar mascavado
    2 ovos grandes 
    4 bananas maduras grandes ou 5 pequenas
    200 ml de iogurte natural
    1 colher (chá) de extrato de baunilha ou 2 de essência

    Fiz assim:

    Cortei as bananas em rodelas.
    Coloquei 3/4 xícara de açúcar numa panela e levei ao lume brando. Deixei até caramelizar.
    Juntei as bananas e mexi. Deixei cozinhar até que o caramelo dissolver e as bananas ficarem macias (cerca de 5 minutos em lume baixo). Deixei arrefecer.

    Forrei uma forma de bolo inglês com papel vegetal.

    Bati a manteiga com o restante do açúcar até ficar claro e fofo. Coloquei os ovos, um por um, batendo em cada adição. Em velocidade baixa, adicionei os ingredientes secos peneirados, alternando com o iogurte.

    Coloquei metade da massa na forma e alisei com uma colher. Deitei o recheio e a restante da massa por cima. Nivelei a superfície. Levei ao forno pré aquecido a 180º (médio) por aproximadamente 50 minutos.
    Fonte:blogue "Na Biroskinha"

    Espero que gostem da sugestão.

    Beijinhos

    sexta-feira, 18 de novembro de 2011

    Papas de aveia e pêra num dia de sol outonal

    Já começo a sentir melhoras. E hoje como o dia amanheceu brilhante apeteceu-me abrir janelas. Espreitei para fora e realmente o sol estava quentinho e só me apetecia ficar debroçada de janela. Olhei para o jardim e vi umas flores que minha mãe tinha plantado. Da cor do sol. Tão bonitas. Saí e fui colher um raminho na esperança de trazer um pouco do sol para dentro de casa. Pus-me a pensar como é possível uma flor tão pequena e frágil sobreviver a tanta chuva e frio que tem feito por aqui!? Realmente existe coisas expetaculares que não conseguimos decifrar.
    Fui para a net tentar descobrir o que fazer para o meu almoço solitário (pois, é que o marido já está a trabalhar e eu tenho que começar a desenrascar-me  sozinha) e não me apetecia nada complicado.
    Lembrei-me de ter visto no blog da Gasparzinha (que descobri recentemente que temos o mesmo nome :) umas papas de aveia que quando vi fiquei com muita vontade de experimentar. Não foi tarde nem cedo... fui para a cozinha e com poucos movimentos lá fiz essas papas que me reconfortaram e saciaram.




    Ingredientes:

    1 pêra
    40g de aveia
    1 colher sobremesa de açúcar baunilhado - usei açúcar branco e juntei um fio de aroma de baunilha
    ½ colher chá de canela + q.b para polvilhar
    120ml de leite
    80ml de água

    Fiz assim:

    thermomix_bimby

    Coloque a pêra descascada no copo, sem o caroço: 5 seg, vel 5-7.
    Junte os restantes ingredientes e marque 8 min, temp 90º, vel 2 ½ inversa, sem o copinho da tampa.
    Já agora deixo aqui o modo tradicional segundo a Susana

    tradicional

    Descasque a pêra, retire o caroço e corte-a em cubos.
    Coza-a com a água até que fique desfeita.
    Junte os restantes ingredientes e vá cozinhando em lume brando, mexendo sempre até que engrosse.
    Espero que gostem da sugestão.

    Beijinhos e votos de um ótimo fim de semana que já está à porta :)