Mostrar mensagens com a etiqueta Frango. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Frango. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Coxas de frango assadas na brasa com dois ingredientes!!!


Quando fui de férias o ano passado ao Canadá trouxe algumas coisinhas na bagagem para a minha cozinha . E uma delas foi um preparado de especiarias especialmente para temperar carne. Ainda não tinha tido oportunidade de experimentar. Até um dia que queria grelhar umas coxas de frango e que não as tinha deixado marinadas a tomar gosto. Foi chegar a casa, o marido preparar a brasa e eu na cozinha a andar de um lado para outro sem saber o que fazer com as coxas :) Lembrei-me deste frasquinho de mistura de especiarias e saíram umas deliciosas coxas de frango assadas muito suculentas e cheias de sabor.


Ingredientes:

Azeite
Steak Spice (mistura de especiarias como sementes de mostarda, paprica,sal, alho, cebola, etc.)

Fiz assim:

Lavei e sequei as coxas de galinha. Untei-as muito bem com azeite e as especiarias. Depois foi só esperar que a brasa estivesse pronta para deitar as coxas de frango para cima :)


Acompanhei com:
Batatas cortadas às rodelas  fritas na Actifry
Salada de alface, cenoura, pimento verde e chalota temperada com oregãos e vinagre balsâmico


Espero que gostem da sugestão, simples, mas muito deliciosa :)

Beijinhos

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Bife de frango Grelhado temperado com Sal Rosa dos Himalaias


Este é um prato singelo e sem graça que não tem de complicado. Com uma mão à frente e outra atrás faz-se num piscar de olhos.Simples, descomplicado, mas saudável.
Agora devem estar a interrogar-se. - mas que raio é que essa mulher pretende com um post como esse?!
Desde já os vou esclarecer.
Este simples bife de frango grelhado não é igual a tantos outros! Tem um tempero diferente dos que costume usar. Pois bem, vou ao que interessa.
No início do ano fiz anos, como é do conhecimento de vocês, e tive algumas prendas que não vos mostrei, porque não sou cusca ;) E uma dessas prendas foi-me oferecida pela minha amiga Ilídia que já me conhece o suficiente para saber o que gosto.  Numa caixinha de papel muito bonita com um lindo laço feito com arráfia vinham dois produtos gourmet de uma loja que cá temos, mas que ainda não tive a oportunidade de ir visitar. Um produto era um frasquinho de mostarda com estragão (que ainda não provei) e a outra um frasco de sal rosa dos Himalaias.
Dizendo-me - Sei que gostas dessas coisas e vais inventar qualquer coisa para os usares :) Logo fiquei excitada e muito curiosa para descobrir o sabor daquele sal.
Pois bem querida, já chegou ao dia. E só tenho que te agradecer mais uma vez. Obrigada pelo carinho. Gostei do sabor delicado deste sal é ideal para temperar no prato. Para a proxima mostro a cor dele que curiosamente é mesmo rosa, pois dessa vez me esqueci :).


Ingredientes:

2 peitos de frango cortados em bifes
5 cm de gengibre
5 dentes de alho
Sal rosa dos himalaias

Fiz assim:

Lavei os peitos de frango, sequei e cortei em bifes. Temperei com os dentes de alho esmagados, e com o sumo de gengibre descascado e ralado.
Grelhei na chapa grelhadora por ambos os lados durante poucos minutos para não secarem. Já no prato temperei-os com um pouco de sal rosa.
Servi com esparguete cozido e queijo mousarella em cubos e uns raminhos de salsa picada.


Sal rosa dos Himalaias

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Peitos de frango recheados com espinafres, musarella e nozes acompanhado com risotto de pimentos


Depois de ter visto uns peitos de frango recheados com muito bom aspeto no blog da Laranjinha fiquei logo inspirada para fazer a minha versão. O Cinco quartos de laranja é um dos blogs que sigo desde o início e que me tem dado muita inspiração. A Isabel tem receitas maravilhosas muito ao meu gosto e muito bem confecionadas. Para mim é um prazer ver todos as suas publicações é um daqueles blogs que achamos que nunca irá morrer. E sendo assim aqui deixo mais uma das minhas refeições que foi inspirada na receita dela e que foi um êxito cá em casa.

 


Ingredientes:

2 peitos de frango partido em dois (4 peças)
Pão ralado de soja e sementes aromatizado com alho e salsa (feito na bimby)
Creme vegetal da Vaqueiro q.b.

Para o recheio

100 g de noz moída grosseiramente
1 bola de quijo musarella
1 molho de espinafres arranjados
1 cebola picada
3 dentes de alho picado
Azeite q.b.
Pimenta 5 bagas moída na hora

Para o risotto de pimentos

250 g de arroz para risotto
1 cebola
1 dentes de alho
1/2 pimento vermelho (dos grandes)
1/2 pimento verde (dos grandes)
30 g de azeite extra virgem
1 caldo de legumes
300 g de vinho branco
500 g de água
1 bola de musarella

Fiz assim:

Lavei os peitos de frango e dei um corte ao meio fazendo uma bolsa. Enxuguei com papel absorvente e reservei.
Numa frigideira aqueci um fio de azeite e refoguei ligeiramente a cebola e os alhos. Assim que começou a ficar translúcida acrescentei as folhas de espinafre e com a ajuda da colher fui envolvendo ao refogado com cuidado. Temperei com umas pedrinhas de sal e pimenta. Tapei com uma tampa e deixei estufar um pouco. Acrescentei as nozes moídas com 2 toques de turbo na bimby e envolvi bem. Parti o queijo aos cubos e acrescentei envolvendo bem. Quando o queijo começou a derreter retirei do lume e recheei os peitos de frango fechando depois com palitos de madeira.
Deitei os peitos de frango recheados num pirex, cobri com pão ralado aromatizado com abundância e deitei um fio de creme vegetal por cima. Levei ao forno quente por +/- 30 minutos (depende dos fornos) até se mostrar rosado por cima.

Entretanto fiz o risotto na bimby, colocando a cebola, o alho e o azeite 5 Seg/ Vel. 5. Refoguei durante 5 Min/Temp.100º/ Vel 1.
Juntei os pimentos aos cubos e programei  mais 5 Min./ Varoma/ Vel. Colher Inversa.
Adicionei os restantes ingredientes e programei 16 Min./Temp. 100º/Vel. Colher Inversa. A meio da cozedura desliguei e mexi com a espátula.
Adicionei o queijo partido em cubos e envolvi bem com a espátula. Deixei a descansar alguns minutos antes de servir tapado.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Canelones de última hora


O que fazer para o jantar quando não temos nada preparado a não ser um resto de frango assado! Podem não acreditar, mas ninguém diria que era um jantar de aproveitamentos de carne. Ficou com um ar bem requintado e muito delicioso. Aqui fica a prova que com tão pouco se consegue deslumbrar à mesa.



Ingredientes:
4 placas de lasanha fresca
1 frasco de natas de soja
4 fatias de fiambre da perna extra
4 fatias de queijo mouzzarella
1 cebola picada
1 dente de alho picado
Azeite q.b.
1 cenoura ralada
2 peças de frango assado
3 pés de salsa

Fiz assim:

No wok saltei a cebola, o alho e a cenoura num fio de azeite. Assim que começou a amolecer juntei o frango desfiado. Mexi e deixei tapado com o lume desligado para tomar gosto.
Entretanto, em cada placa de massa deitei uma fatia de queijo seguido de outra de fiambre. Distribuí um pouco de recheio de frango e enrolei a massa e deitei num pirex. Fiz o mesmo com as outras placas de massa e por ultimo deitei as natas por cima. Levei ao forno até dourar e servi polvilhados com salsa e acompanhei com uma salada bem rica de alface, frutos secos e romã.



Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Frango com pimentos vermelhos


Hoje tinha um frango para o jantar e não tinha ideia nenhuma de como o ia cozinhar. Cheguei a casa do trabalho, fui à estante da cozinha onde tenho a minha mini-biblioteca da cozinha e peguei num livro da bimby. Procurei uma receita de frango e encontrei esta que simpatizei, verifiquei se tinha todos os ingredientes e fiquei por aqui mesmo. Devo dizer que gostei bastante e para meu espanto o frango não se desfez... ficou todo inteirinho!



Ingredientes:

40 g de azeite extra virgem
3 dentes de alho
150 g de cebola cortadas ao meio
300 g de pimento encarnado cortado em pedaços
50 g de vinho branco
1000 g de frango
50 g de água
200 g de molho de tomate - usei tomate enlatado em pedaços
1 caldo de galinha
1 c. de chá de sal - deitei uns pózinhos de flor de sal
1/2 c. de chá de pimenta preta moída na hora
250 g de cogumelos laminados
 3 pitadas de noz moscada

Fiz assim:

Coloquei no copo o azeite, os alhos e piquei 6 Seg/Vel. 5. De seguida refoguei 3 Min / Varoma / Vel. 1.
Juntei a cebola, o pimento, o vinho e piquei 4 Seg / Vel. 5. de seguida refoguei mais 10 Min / Varoma / Vel. 1. entretanto preparei o frango, cortando em pedaços.
Adicionei os pedaços de frango, a água, o tomate, o caldo, os temperos e programei 20 Min / Varoma / Colher Inversa.
Adicionei os cogumelos, a noz moscada e programei mais 10 minutos na mesma velocidade e temperatura.

Fonte: Livro da Bimby " Cozinhar à minha maneira" pág. 114.

Como acompanhamento fiz uma couve com manga agridoce que deixei a receita no Receitas ao desafio.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Frango assado com massa de malagueta

Com um fim de semana cheio de sol e muito trabalho, mesmo assim deu tempo para sair um belo de um frango assado do meu forno. Esse deu pouco trabalho o pior foi ter de esperar que ele assasse, pois a vontade de lhe meter o dente era muita! :)
Ficou muito bom, suculento e nada seco com umas deliciosas batatas doces assadas com casca foi um almoço maravilhoso.



Ingredientes para a marinada:

1 colher de sopa de massa de malagueta caseira
1 c. de sopa de mostarda de dijon
1 c. de sopa de molho inglês
Sal q.b.
1 c. de sopa de manjero seco
1/2 limão
1 c. de sopa de massa de alho
Pimenta 5 bagas moída na hora
1 copo de vinho branco
Azeite q.b.

1/2 limão
1 ramo de alecrim

Fiz assim:

Coloquei o frango inteiro dentro de um saco com zip e deitei todos os ingredientes lá dentro. Sacudi bem o saco (com cuidado para não rasgar) para ficarem bem misturados. Levei o saco ao frigorífico dentro de um pirex a tomar gosto durante 24 horas. Virei o frango uma vez.
Aqueci o forno e retirei o frango de dentro do saco. Meti um ramo de alecrim e metade de um limão dentro do frango. Deitei-o na assadeira e cobri-o com a marinada. A meio da cozedura reguei com a própria marinada.
Servi com batata doce que assou ao mesmo tempo que o frango (num tabuleiro à parte) e uma salada de alface.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos e votos de um boa semana.

P.S- Tenho tido pouco tempo para ir ver o que sai das vossas cozinhas, mas prometo que irei aos poucos fazer-vos uma visita.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Brigadeiros de frango...


E se servirem para o jantar uns brigadeiros?!
Acham que não iam achar graça?!
Olhem que sim. Logo a primeira reação foi de espanto, mas logo se redimiram e deliciaram-se com essas bolinhas de frango com cara de brigadeiro.


Ingredientes:

2 peitos de frango (4 se comprarem partidos) - cozidos em água temperada de sal, cominhos e 1 cebola.
125 g de queijo fresco com ervas - usei Rondelé da Président
3 pimentos assados e temperados com alho, azeite e vinagre
1 ovo cozido
+/- 2 cups de flocos de aveia
1 c.de sopa de mostarda de dijon
Pimentão doce q.b
Pimenta 5 bagas moída na hora q.b
Salsa picada q.b
Sementes de sésamo para envolver

Fiz assim:

Depois de cozer os peitos de frango parti-os em pedaços e deitei na bimby com o ovo cozido e os pimentos assados, piquei uns segundos na Vel. 5. Com a bimby na Vel. 3 fui adicionando o queijo, a salsa picada e a aveia aos pucos até ficar com uma consistência areada. Juntei os temperos menos as sementes de sésamo. Fiz bolinhas com as mãos, passei pelas sementes e deitei em forminhas de papel.
Levei ao forno quente durante 30 minutos ou até ficarem com uma cor rosada.


Servi com salada e uma massa que colocarei mais tarde.

Surpreendam a vossa família, porque acredito que todos vão gostar.

Beijinhos

terça-feira, 19 de julho de 2011

Frango assado cítrico


Mesmo no Verão gosto de fazer assados no meu forno, gosto. Não me incomoda o calor que dele advém, porque sei que serei compensada por tal.
E esse franguinho não foi exceção... tornaria a fazê-lo sem problema nenhum!
O resultado foi simplesmente delicioso... carne suculenta... aromática... que se desfaz na boca.


Ingredientes:

1 frango
1 laranja sumo e raspa
1 limão raspa
1 c. de sopa de mel
2 c. de sobremesa de molho de soja
5 cm de gengibre descascado e ralado
Mistura de pimentas
3 gotas de tabasco
50 ml de vinho branco
Azeite q.b.
Sal q.b.

Fiz assim:

Num pirex deitei o frango com todos os ingredientes e deixei repousar no frigorífico durante a noite.
Coloquei o frango no forno quente a assar, não precisei o tempo pois ia abrindo o forno de vez em quando para o regar com o molho.
Servi com batatas assadas, salada e rodelas de maçã e laranja.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

terça-feira, 12 de julho de 2011

Bifinhos de frango com especiarias e com cheiro marroquino

Tinha uns bifes de frango temperados no frigorífico, mas não me apetecia fazê-los grelhados ou fritos. Apetecia-me algo com sabor mais marroquino, asiático ou até mesmo chinês! Tinha que ter muitos temperos e uma cor bem colorida e que acima de tudo fosse uma mistura de aromas sensacionais.
E não digo mais nada...



Ingredientes:

2 peitos de frango
3 dentes de alho picados
Sumo de limão q.b
Sal q.b
Pimenta 5 bagos


Para o salteado de legumes:

Azeite q.b
1 cebola picada
1 courgette descascada e cortada em meias luas
1 cenoura ralada - do lado mais grosso do ralador
3 tomates chucha descascados e cortados
Castanhas cozidas temperadas de sal
Paprika q.b
Pimentão doce q.b
Cominhos q.b
Molho inglês q.b
Tomilho seco q.b
1 dedo de gengibre ralado e espremido - deitar só o sumo
1 manga madura cortada aos cubos

Fiz assim:

Temperei os bifes de véspera e deixei no frigorífico.
Aqueci azeite numa frigideira alta e larga e fritei os peitos de frango cortados em tiras até ficarem rosados de todos os lados. Reservei dentro de um recipiente com tampa para não arrefecer.
No mesmo azeite salteei os legumes, menos as castanhas, e temperei com os temperos. Quando começaram a ficar moles, adicionei as castanhas cozidas e envolvi. Depois adicionei o frango frito com a manga e envolvi com cuidado para não desfazer muito os legumes. Deixei tomar gosto por alguns minutos e servi.
Servi com cuscus e salada.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Strogonoff de frango com cogumelos


Como já tenho dito aqui tento fazer uma alimentação saudável. Por vezes tento dar a volta às receitas que mais gostamos de forma a não perderem qualidade e sabor. E querem saber?
Consigo e com muito mais qualidade. A saúde agradece e a consciência fica mais leve.



Ingredientes:

2 peitos de frango cortado em tiras
Sumo de 1 limão
1 cebola
3 dentes de alho
3 dentes de alho
1 embalagem de cogumelos brancos frescos laminados
200 ml de natas de soja
Pimenta 5 bagos q.b
Pimentão doce em pó q.b
Noz moscada q.b
Caril q.b
Cominhos em pó q.b
Sal q.b
Azeite q.b

Fiz assim:

Lavei os peitos de frango, cortei em tiras e sequei-os bem. Temperei-os de sal, pimenta, alhos picados e sumo de limão. Deixei tomar gosto por 1 hora.
Numa frigideira aqueci um pouco de azeite e passei o frango para tomar cor dos dois lados e reservei.
Na mesma gordura salteei a cebola e os alhos cortados às rodelas. Acrescentei os cogumelos e deixei murchar. Adicionei o frango temperei com o resto dos temperos, juntei as natas envolvi bem. Deixei engrossar um pouco e ficou pronto a servir.
Servi com arroz branco cozido.

 
Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

terça-feira, 28 de junho de 2011

Frango com bacon aromatizado com alecrim e batatas a vapor

Sabe tão bem conseguir uma refeição completa (prato principal e acompanhamento) ao mesmo tempo! Isso é possível com a Bimby.
Com uns peitos de frango consegui fazer uma refeição leve, rápida, sem preocupações e acima de tudo saborosa.


 Ingredientes:

2 peitos de frango divididos em dois
2 dentes de alho
1 ramo de alecrim
Pimenta 5 bagas moída na hora
20 g de azeite
Raspas de 1 laranja
Bacon em tiras 1/2 embalagem
Sal
1300 g de água
400 g de batatas cortadas em cubos

Fiz assim:

Forrei a varoma com uma folha grande de alumínio, o suficiente para cobir o frango por completo. Deitei a folha de alecrim, por cima os peitos de frango temperados com o alho picado, as pimentas e o bacon e as raspas da laranja. Salpiquei com um fio de azeite e fechei bem a folha de aluminio unindo bem as pontas até formar um embrulho.
No copo deitei a água, o sal e programei 40 Min./Varoma/Vel.1.
Introduzi o cesto com as batatas, a varoma por cima e programei 25 Min./ Varoma/ Vel.1.
Retirei a varoma e o cesto. Deitei as batatas num prato de servir. Abri o embrulho com cuidado e tirei os peitos de frango, coloquei no prato junto com as batatas e reguei tudo com o molho formado no embrulho.


Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos
Receita adaptada do livro " A todo o vapor" da bimby, pág. 122

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Galinha frita à moda da minha sogra

Hoje trago uma receita que de light não tem nada!lol  Mas lá uma vez sem exemplo não faz muito mal, temos é que encontrar o equilíbrio na nossa alimentação.
Fritos cá em casa são raros, e sempre que faço algo uso a Actifry para não ingerir tanta gordura.
Esse frango frito era muitas vezes feito pela minha sogra, os filhos gostavam muito e os netos começaram a aprender a gostar. Mas com o passar dos anos a alimentação foi mudando e assim se acabaram os fritos também em casa dela. A idade e a saúde já não permitem excessos desse género.
Mas conversa à parte, a verdade é que o meu filho que já tem 14 anos, lembra-se que a avó fazia essa galinha  e à poucos dias disse:
"- Ai que saudades que tenho da galinha da avó! A mãe não sabe fazer igual?"
- A mãe sabe como a avó fazia, mas nunca reproduziu a receita. Tenho que lhe perguntar como ela fazia a ver se ela se lembra.



Ingredientes:

Frango partido aos pedaços - usei coxas de frango
Bastante alho esmagado
Sal q.b.
Massa de malagueta q.b.
Vinagre q.b
Louro

Farinha de trigo para panar - usei mistura de trigo e de milho

Fiz assim:

Limpei as coxas de frango e temperei com os temperos a olho. Deixei marinar durante 1 hora. Escorri da marinada e passei por farinha. Fritei em óleo quente pelos dois lados até estarem bem cozidas. Escorrer em papel aderente e servir.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Lasanha de frango assado com espinafres e cogumelos

Para quem gosta de lasanha, mas não aprecia muito as calorias que ela contem, deixo aqui uma lasanha que aos meus olhos é bem menos calórica que as originais.
Surgiu da necessidade de aproveitar meio frango assado que comprei quando fui às compras ao Continente. Não é hábito comprar frango assado, mas lá vai uma vez por outra que calha não ter almoço feito para quando chegamos das compras. E depois de chegar a casa e arrumar as compras não dá tempo para ir para o fogão. Mas bendita a hora que comprei o frango e que sobrou metade para eu fazer essa deliciosa lasanha! 


Ingredientes:

1/2 frango assado desfiado
50 g de azeite
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
1 cenoura
1 tomate de cacho
3 pés de salsa
50 g de vinho branco
Cominhos q.b.
Sal.q.b.

160 g de espinafres congelados
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 lata pequena de cogumelos
50 ml de azeite +/-
Mistura de pimentas moídas q.b.
Sal q.b.

250 g de natas de soja
150 g de queijo musarella ralado
Pão aromatizado com alhos e coentros
1 embalagem de placas de lasanha fresca

Fiz assim:

No copo da bimby deitei as cebolas, os alhos e o azeite e piquei 5 Seg. Vel. 5. Refoguei durante 5 Min./ Varoma/ Vel. 1. 
Deitei a cenoura descascada e partida aos bocados, o tomate pelado sem pevides, a salsa e triturei durante 5 Seg. / Vel. 5. Acrescentei o frango desfiado, o vinho temperei com os cominhos e uma pitada de sal, (pois tive que contar que o frango já estava temperado) e programei 15 Seg. / Temp. 100º /Vel.1.
Entretanto no wok salteei a cebola picada com os alhos até ficarem moles. Acrescentei as folhas de espinafres que estavam congeladas e os cogumelos e salteei mais um pouco até estes começarem a ficar secos. Temperei com umas pedrinhas de sal e mistura de pimentas moídas. Reservei.
Untei um pirex retangular com óleo em spray e deitei um pouco da mistura do frango no fundo. Depois deitei duas placas de lasanha e voltei a deitar recheio de frango. Polvilhei com um pouco de queijo ralado e voltei a dispor mais placas de lasanha. E assim sucessivamente até terminar o recheio.
As últimas camadas foram de espinafres e por último deitei queijo ralado e as natas de soja. Polvilhei com pão ralado aromatizado e levei ao forno quente durante 30 minutos ou até começar a secar o molho.
Servi com uma salada de mista de alface e fruta variada. 


E digam lá se essa lasanha não é bem mais light que as originais?

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

* Receita adapatada do livro da Bimby Itália, Lasanha de espinafres e frango.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Peitos de frango recheados com ameixas secas

Nada melhor que fazer uma refeição completa ao mesmo tempo e sem sujar muita loiça, pois isso é possível com a Bimby e com uma muita facilidade. E foi o que fiz...
Tinha uns peitos de frango para o jantar e queria fazer uma coisa diferente (é sempre o que faço!lol) e peguei no livro "Cozinhar à minha maneira" pág. 98, e vi uma receita de lombo de porco com ameixas que logo decidi que ia adaptar ao meu franguinho. E não é que o resultado foi *****!!!



Ingredientes:

2 peitos de frango
230 g de ameixas secas sem caroço
Sal q.b.
Pimenta q.b.
130 g cebola cortada ao meio
2 dentes de alho
1 caldo de galinha
2 c. de chá de concentrado de tomate
600 g de água
500 g de batatas novas pequenas

Fiz assim:

Com uma faca fina e afiada furei os lombos de frango ao centro, depois de divididos em dois cada um. Recheei com 200 g de ameixas secas e temperei com sal e pimenta. Embrulhei os lombos em película aderente e coloquei na varoma. Reservei.
Coloquei a cebola no copo da Bimby, os alhos, o caldo de galinha, 30 g de ameixas secas, o concentrado de tomate e piquei 5 Seg/Vel. 5.
Juntei a água, o cesto com as batatas, a Varoma e programei 45 Min/Varoma/Vel. 1.
Retirei e reservei a Varoma e o cesto. Temperei o molho a gosto. Cuidadosamente desembrulhei os lombos e servi com as batatas e o molho.


Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

quinta-feira, 31 de março de 2011

Uma espécie de empadão de aproveitamentos

Hoje trago uma receia de aproveitamentos.
Tinha no frigorífico um resto de frango assado e arroz cozido que tinham sobrado de uma refeição e não estava nada a apetecer comer aquilo requentado. Então fui colocando os ingredientes em cima da mesa fui desfiando o frango e como não tinha muito fui à despensa ver o que tinha, peguei numa lata de salsichas e de arrasto veio a lata de cogumelos, levei um wok ao lume com azeite e começei a juntar ingredientes...
Inngredientes:

Restos de frango assado (1 peito e 1 perna)
Restos de arroz cozido
1 lata de salsichas mini
1 lata pequena de cogumelos
1 courgette
1 cenoura
1 cebola
3 dentes de alho
2 c. de sopa de tomate frito
Azeite q.b
Sal q.b.
Pimenta q.b
Noz moscada q.b
Queijo mozarella ralado para polvilhar

Fiz assim:

Levei ao lume o wok com um fio de azeite a aquecer e deitei a cebola e os alhos a refogar um pouco só até começarem a amolecer. Juntei a cenoura e a courgette ralada (na parte mais grossa do ralador) e os cogumelos. Temperei com os temperos e fui envolvendo com a colher de plástico até ficar tudo cozido.
Depois juntei as salsichas cortadas em rodelas, a carne desfiada e envolvi bem, deixei apurar uns segundos.
Deitei o preparado num pirex e por cima deitei o arroz de aproveitamento e polvilhei com um pouco de queijo ralado.
Levei ao for a gratinar e o resultado foi este...
Servi com uma boa salada e comemos com muita satisfação!




As fotos não foram as melhores, mas o sabor foi muito bom!

Beijinhos e espero que gostem da sugestão.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Peitos de Frango Escondidos

Mais uma vez fiquei surpreendida com o resultado do pão ralado feito na Bimby! Não sei se é pelo fato de usar pão com sementes que faço em casa que lhe dá uma sabor muito sufisticado, ou se pelo fato de colocar uma pimentinha (tipo piripiri)! Só sei que mais uma vez o resultado foi fantástico...
Desta vez experimentei peitos de frango que ficaram muito sucolentos e nadinha secos, com um ligeiro picante muito superfulo(pois com a criança não se pode abusar!) ... verdadeiramente muito saborosos.


Ingredientes:

2 peitos de frango partidos ao meio (de 2 fiz 4)
1 cebola grande cortada em meias luas
Uns pózinhos de mistura de pimentas *
Sal
Azeite
Pão ralado aromatizado - desta vez coloquei coentros em vez da salsa e adicionei mais 2 dentes de alho

Fiz assim:

Untei o fundo de um pirex com azeite e coloquei a cebola partida em rodelas.
Distribuí os peitos de ffrango e temperei com umas pedrinhas de sal e com a mistura de pimentas.
Tapei todos os ingredientes com o pao ralado e reguei com mais um pouco de azeite.
E vai para o forno quente a assar. No meu caso foi para o frigorífico, porque o preparei de véspera.
Quando começar a tostar por cima, pode -se espetar a carne com um palito a ver se está cozida, depois é só levar à mesa e saborar essa excelente refeição.


* Mistura de pimentas que comprei numa loja Americana "BX" para quem conhece.

Acompanhei com arroz basmati cozido e salada...

Espero que gostem e aconselho vivamente a fazerem porque é delicioso.

Beijinhos

quarta-feira, 16 de março de 2011

Sopa de Frango

Essa sopinha advém do aproveitamento da água da cozedura do frango que utilizei na pizza de frango cozido. Queria algo leve e saboroso, então juntei uns legumes e temperei com cominhos e hortelã e resultou numa sopinha bem saborosa e delicada com sabor a canja.

Ingredientes:

Água da cozedura do frango
Ervilhas com cenouras baby congeladas
3 c. de sopa de massa pevide
Rodelas de courgette
Cominhos
Sal
Frango desfiado
Folhas de hortelã

Fiz assim:

Adicionei mais água até perfazer +/- 800 g  temperei de sal e cominhos, e deixei ferver uns min. até chegar aos 100º.
Adicionei as ervilhas com as cenouras e programei 15 Min. Temp. 100º, Vel Colher Inversa.
Juntei a massa e as rodelas de courgette e programei 10 Min. Temp. 100º, Vel. Colher Inversa.
A 2 min. do fim juntei um ramo de hortelã para dar gosto e o frango desfiado.


São servidos?!

Beijinhos

segunda-feira, 14 de março de 2011

Pizza de Frango Cozido

Ainda a fumegar trago aqui uma invenção que resultou muito bem... umas coxas de frango... e pouco tempo para estar na cozinha fizeram-me optar por uma pizza.

Ingredientes:

Massa de pizza:

200 g de água
50 g de azeite
1 pitada de sal
200 g de farinha de trigo
200 g de farinha integral
1 c. de chá de fermento granulado tipo fermipan
1 c. de chá de alho em pó com ervas (contém sal)


Para o copo da bimby

3 pernas de frango
1 cebola
1 caldo de galinha
500 g de água
1 gole de vinho branco

Para o wok

Azeite
1 cebola cortada em meias luas
1 dente de alho
1/2 lata de tomate frito
1 lata média de cogumelos laminados
Alho em pó com ervas
Cominhos
Pimenta preta moída na hora
Sal

Para a pizza

1 courgette cortada em rodelas finas
1/2 pimento doce vermelho cortado em tiras
1 queijo mouzarela fresco
1 saco de queijo mozarela ralado
Azeitonas cortadas às rodelas
Alho em pó com ervas
Mistura de pimentas moídas (produto americano)

Fiz assim:

1 - Fiz a massa na bimby colocando a água, o azeite, o sal 1 Min. Temp. 37º Vel. 2. Adicionei as farinhas e o fermento e programei 3 Min. Vel. Espiga. Retirei a massa para uma tigela moldando uma bola e deixei levedar em local morno.

2 - Lavei o copo da bimby e coloquei as pernas de frango sem peles, o caldo, a cebola inteira (sem a pele) e a água, o vinho e programei 20 Min. Temp. 100º, Vel. Colher Inversa.
Desossei a carne e desfiei em bocados e reservei. Com a água da cozedura do frango fiz uma sopa que publicarei depois.

3 - Entretanto estendi a massa no tabuleiro da pizza (que é das maiores) piquei o fundo e levei ao forno a secar um pouco enquanto preparei o recheio.

 4 - Num wok ou frigideira aqueci o azeite e deitei a cebola cortada em meias luas e o dente de alho picado até quebrar (ficar transparente). Adicionei o tomate frito e o frango desfiado (reservei um pouco para juntar na sopa), temperei de sal e pimenta e envolvi bem e deixei apurar uns minutos sempre a vigiar para não secar. Apagei o lume e adicionei os cogumelos escorridos e lavados envolvendo bem no preparado anterior.

5 - Lavei a courgette e cortei-a em rodelas finas com o cortador de batadas e resevei.
Lavei o pimento e cortei finamente em tiras e reservei.

6 - Retirei a pizza do forno e espalhei o preparado do frango.
Por cima distribui as rodelas da courgette, os pimentos e as rodelas das azeitonas.
Parti o queijo mouzarela em rodelas e distribuí pelas extremidades da pizza temperei com o alho e as pimentas em pó e por último o queijo ralado.

Levei ao forno até o queijo ter ficado derretido e ligeiramente dourado.




Servi com salada de alface frisada, rouxa e rúcula temperada com coentros frescos e um borrifo de vinagre balsâmico.

Este foi o nosso jantar de hoje que como estão vendo foi divinal!

Beijinhos

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Frango marinado com legumes de Verão

Um dia da semana passada apetecia-me caprichar no jantar pois comemorava uma data especial!
Tinha uns peitos de frango descongelados, então andei a vasculhar nos livros da bimby à procura de uma receita que fosse do agrado do pessoal cá de casa. Encontrei no livro "A todo o vapor" mais concretamente na pág. 112 essa receita que vi que se adequava perfeitamente à ocasião e decidi fazer. Só o fato de fazer o prato principal e o acompanhamento ao mesmo tempo foi logo uma ideia que me agradou.

E não é que resultou, 5 *  receita aprovada por todos!


Ingredientes:

4 peitos de frango
1 limão sumo
1 c. chá de sal
1/2 c. chá de pimenta preta moída na hora
1 c. chá de caril
3 pés de salsa
150 g de cenoura - 3 cenouras médias
200 g de courgettes - 2 courgettes médias/grandes
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde - não usei
1 cebola
4 dentes de alho
70 g de azeite
70 g de polpa de tomate
400 g de tomate triturado - 1 lata média de tomate pelado
150 g de água
300 g de couscous médio
100 g de créme fraiche - 1/2 emb. de queijo creme para barrar

Fiz assim:

Coloquei o peito de frango (cortei os peitos a meio para ficarem mais finos) a marinar durante 1 hora com o sumo de limão, 1/2 c. de chá de sal, a pimenta, o caril e a salsa. Lavei as courgettes e o pimento e raspei as cenouras, cortei em rodelas e o pimento em tiras e enchi o cesto da Bimby com os legumes e reservei.
Introduzi a cebola e o alho no copo e piquei 5 Seg./Vel.5. Juntei  50 g de azeite e a polpa de tomate e programei 5 Min./Varoma/Vel. 1.
Coloquei os peitos de frango no recipiente varoma. Cortei um peito (ou seja 1/2 de 1 peito) em pedaços.
Juntei o tomate pelado e piquei 5 Seg. /Vel.5. Adicioenei o peito picado o líquido da marinada e 100 g de água e misturei  5 Seg. /Vel. 2.
Introduzi o cesto com os legumes e programei 15 Min./Varoma/Vel.1.
Entretanto, coloquei o couscous numa taça, cubri com 300 g de água, 1/2 c. de chá de sal e 20 g de azeite. Misturei bem e deixei repousar cerca de 10 min..
Retirei os legumes do cesto e reservei mantendo-os quentes. Inseri a varoma com os peitos de frango e o couscous no tabuleiro sobre este e programei 15 Min./Varoma/ Vel. 1.
Abri a tampa da varoma cm cuidado para não queimar e virei os peitos de frango e mexi o couscous para se soltar mais. Tive de dar mais tempo para acabar de cozinhar 15 Min./Varoma/Vel. 1.
Retirei a varoma e juntei o queijo ao molho no copo e misturei 40 Seg./Vel 10.
Depois servi os peitos de frango com os legumes cobertos com o molho acompanhados com o couscous.



Digam-me lá se não é um jantar de luxo?!

Beijinhos e espero que apreciem a minha sugestão.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Strogonof de Frango

Esta receita já a tenho guardada à alguns dias tem ficado para trás, não por não ser boa até pelo contrário, mas fui deixando e só chegou a vez dela agora.
Foi o meu primeiro strogonof que fiz na bimby e com alguma alterações ficou muito bom e do agrado de todos cá em casa.
Espero que gostem...

Ingredientes:

50 g de azeite
500 g de peito de frango - 2 peitos
Farinha q.b - usei integral
1 cebola
1 dente de alho
200 g de cogumelos - usei 1 lata média de cogumelos laminados
50 g de vinho do Porto
Sal e pimenta q.b
100 g de leite
200 g de natas - usei de soja
2 c. de chá de mostarda - usei da antiga

Fiz assim:

Coloquei no copo o azeite e programei 3 Min./Varoma/Vel. 2.
Passei as tiras de frango na farinha e reservei.
Deitei a cebola, o alho e piquein% Seg./Vel.5. A seguir refoguei 5 Min/Veroma/Vel 1.
Juntei os cogumelos e programei 3 Min./100º/Vel colher inversa.
Acrescentei o vinho, o sal, a pimenta, o frango e programei 8 Min./100º/ Vel colher inversa.
Adicionei o leite, as natas, a mostarda, rectefiquei os temperos e programei 6 Min/Varoma/Vel. colher inversa.





Servi com esparguete preto ou "linguine"  que combinou muito bem.
As fotos não ficaram muito apelativas, mas o sabor esse estava lá muito bom.

Beijinhos