Mostrar mensagens com a etiqueta Bacalhau. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bacalhau. Mostrar todas as mensagens

sábado, 15 de janeiro de 2011

Bacalhau saltedo com repoulho e acompanhado com batata doce assada



Essa refeição saiu de improviso...
... 3 postas de bacalhau demolhado, um repoulho a precisar de ser utilizado e uma necessidade de começar a fazer dieta!



Ingredientes:

3 postas de bacalhau demolhado
1 repoulho cortado em juliana
2 cebolas
3 dentes de alho
2 folhas de louro
2 ou 3 colheres de sopa de azeite
50 ml de água da cozedura do bacalhau
Pimenta preta moída na hora
Pimentão doce em pó
Noz moscada

Fiz assim:

Levei ao lume  um tacho com água e quando levantou fervura deitei as postas de bacalhau. Deixei levantar fervura novamente e 2 minutos depois desliguei o lume. Escorri-o,  limpei-o de espinhas e reservei.
Entretanto noutro tacho fiz o mesmo com o repolho e desliguei o lume quando vi que estava cozido al dente retirei e escorri-o.
Numa frigideira larga e alta (pode ser um tacho) aqueci o azeite e deitei a cebola cortada às rodelas, os dentes de alho picados e as folhas de louro e refoguei um pouco. Adicionei o bacalhau, o repolho e os temperos e como começou a agarrar à frigideira adicionei 50 ml da àgua da cozedura do bacalhau e deixei apurar um bocadinho.
Numa travessa deitei batatas doces assadas às rodelas à volta e no centro deitei o preparado do bacalhau.

E servi uma deliciosa e saudável refeição...

Beijinhos

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Bacalhau de Natas Light


Um dia destes tive vontade de comer bacalhau de natas, mas como é um pouco calórico eu evito.
Mas como não comia à algum tempo decidi fazer numa versão mais light! As batatas foram fritas em apenas 1 1/2 de azeite e usei natas light...talvez tenha feito diferença,lol!


 Ingredientes:

4 postas de bacalhau demolhado
Leite e água para cozer o bacalhau

1 Kg de batata fritas na actifry
1 1/2 de azeite

2 cebolas
4 dentes de alho
1 cx de natas light
1 cx de béchamel
Azeite
Noz moscada
Pimenta
Azeitonas pretas
Pão ralado

Fiz assim:

Cozi o bacalhau com leite e água num tacho.Assim que levantou fervura cozeu por 3 min. e depois desliguei.
Descasquei as batatas, cortei-as em palitos, sequei-as e fritei na actifry por 30 min.
Entretanto descasquei as cebolas e os dentes de alho.
Numa frigideira aqueci um pouco de azeite para entalar a cebola e os dentes de alhos cortados em meias luas.
Desfiei o bacalhau e juntei ao refogado envolvendo bem, temperei com os temperos e depois envolvi as batatas fritas.
Deitei a mistura num refractário de ir ao forno e adicionei as natas e o béchamel.
Polvilhei com pão ralado e decorei com azeitonas e levei ao forno até ficar rosado.

Servi com couve cozida que depois salteei na frigideira com um pouco de azeite e alho picado, uma delícia!




sábado, 6 de novembro de 2010

Bacalhau à Brás com a ajuda da Actifry


E com essa receita vim estrear a minha nova máquina fotográfica que tive de pão por deus do meu marido e do meu filho. Eles cansados das minhas birras com a outra máquina surpreenderam-me com esta que é a sério...por isso daqui para a frente espero mostrar-vos imagens a sério!
Ainda estou a estudá-la mas acho que não me saí mal pela primeira vez!!!
Agora passamos à receita...

Ingredientes:

4 postas de bacalhau cozidas
2 cebolas
2 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite
Noz moscada
Pimenta preta moída

Batatas fritas

5 ovos

Salsa
Azeitonas pretas

Fiz assim:

Levei o bacalhau ao lume com água até levantar fervura e depois deixei descansar dentro da água.


Entretanto descasquei as batatas, cortei em palitos, lavei e sequei-as. Coloquei-as na Actifry, deitei 2 colheres de azeite e programei 30 min.


 Depois levei o wok ao lume com azeite, quando quente deitei as cebolas cortadas às rodelas e deixei entalar, acrescentei os dentes de alho picados e a folha de louro, e deixei refogar um pouco.
Acrescentei o bacalhau desfiado, temperei com noz moscada e pimenta e dei umas voltas para tomar gosto.


As batatas fritas estão prontas...

Depois acrescentei as batatas fritas e misturei com o refogado.


Bati os ovos, acrescentei ao preparado anterior e envolvi  bem.


Deitei o preparado num pirex e decorei com salsa picada e azeitonas pretas.


Eis o resultado!

O resultado foi delicioso... e light visto que as batatas não levaram gordura isso deu um toque especial. Tudo graças à minha Actifry!

Beijinhos

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Salada de Bacalhau com Grão de Bico

A pedido de algumas amigas venho aqui colocar uma saladinha que serviu de jantar esta noite.
Pois como é do vosso conhecimento, agora aqui em casa deixou de haver sobremesas doces e comidas muito consistentes. O que vale é que o bom tempo está a chegar e já vai apetecendo mudar o cardápio...o que é ótimo.
Esta salada não tem nada de especial é tudo normal, apenas o que fiz diferente foi ter sido feita na Bimby, (pobrezinha nem tenho feito uso dela últimamente) ela estava aprecisar de atenção!!!
Resolvi fazer uma sopa no copo e cozer o bacalhau e o camação a vapor na Varoma, gostei muito do resultado final.
Então vamos passar à saladinha...



Ingredientes:

4 postas de bacalhau demolhado
+/-  10 camarões
1 cebola roxa
1 dente de alho
1 lata de grão de bico cozido
3 ovos cozidos
Azeitonas
Salsa picada fresca

Fiz assim:

Na varoma coloquei uma folha de pelicula aderente (para ñão passar sucos para o copo onde estava a preparar a sopa) e coloquei as postas de bacalhau e os camarões, foi preciso utilizar os dois cestos porque não cabia só num. Programei 30 Min. Temp. Varoma, Vel. 1.
Depois de frio desfiei o bacalhau e os camarões para uma travessa. Juntei o grão e a cebola e o alho picado que já tinham estado de molho em vinagre de cidra para cortar a acidez e envolvi tudo.
Enfeitei com os ovos cozidos às rodelas, as azeitonas e a salsa picada. Servi com alface ripada e temperei com vinagre de cidra e azeite de Oliva.

Este foi o meu prato.



Espero que gostem da sugestão....beijinhos

domingo, 4 de abril de 2010

Bacalhau Espiritual

Desta vez segui a sugestão da mesa para 4 rendi-me ao seu bacalhau espiritual.
Puz mãos à obra e saiu um prato delicioso para o jantar de sexta-feira santa.

Ingredientes:

500 g de Bacalhau em postas ou lascas

200 g de Pão (usei pão rústico duro)

250 ml de Leite

1 Cebola grande

2 dentes de Alho

70 g de Azeite

1 folha de Louro

200 g de Cenoura ralada (pus 250 gr)

500 ml de Molho Bechamel (usei 400 ml.)

Pão ralado q.b

Fiz assim:
Cozi o bacalhau em leite e lasquei.

Aproveitei  para colocar o pão de molho.
No copo da bimby, coloquei a cebola, os alhos, o azeite e triturei 30 Seg. Vel. 5.6.7 até ficar tudo triturado.

Juntei a folha de louro e marquei 15 Min., Temp. 100º, Velocidade Colher.

Adicionei a cenoura ralada e programei mais 10 Min., Temp. 100º, Velocidade Colher Inversa.

Juntei o bacalhau e o pão escorrido do leite e programei mais 10 Min, Temp. 100º, Velocidade Colher Inversa.

Coloquei o preparado num pirex.

Sem lavar o copo levei o béchamel  para ficar mais líquido e homogénio 1 Min.,Temp.37º, Vel.4.

Por fim adicionei o molho bechamel ao preparado do bacalhau e envolvi, mas reservei um pouco para cobrir o bacalhau.

Espalhei o restante molho bechamel reservado, alisei bem e polvilhei com pão ralado.

Levei ao forno pré-aquecido a 200º na função de gratinar até obter a cor desejada.



Acabado de sair do forno.

Já no meu prato, prontinho...

Acompanhei com salada de alface com rúcula, beterraba e tomates cherry e arroz com feijão preto e couve.


Espero que gostem!



sábado, 13 de março de 2010

Bacalhau com Natas

Esta receita foi tirada do livro base da Bimby apesar de ter feito umas ligeiras alteraçõezinhas, ficou óptimo.





Ingredientes:

600 gr de batatas
400 gr de bacalhau desfiado
1 cebola (+/- 200 gr.)
2 dentes de alho
50 gr de azeite
200 gr de água

P/ Béchamel:

800 gr de leite
200 gr de natas
70 gr de farinha
60 gr de manteiga
Sal, pimenta e noz moscada

Fiz assim:

Descasquei e cortei as batatas em cubos e fritei na Actifry durante 30 min. com uma colher de óleo.
Enquanto isso na Bimby coloquei a cebola e os alhos e piquei 6/8 Seg., Vel.5.
Adicionei o azeite e programei 7 Min., Temperatura Varoma,Vel.Colher Inversa.
Quando terminou o tempo, adicionei o bacalhau desfiado e programei 2 Min. à mesma temperatura e velocidade.
Depois das batatas estarem fritas coloquei-as num pirex e misturei o bacalhau.
Fiz o béchamel no copo sem lavar.
Deitei todos os ingredientes no copo menos as natas e programei 8 Min., Tem.90º, Vel.4.
Adicionei as natas e programei 2 Min., à mesma temperatura e velocidade. Deitei no pirex onde reservei o bacalhau e as batatas e envolvi bem.
Decorei com pão ralado com ervas  e azeitonas. Levei ao forno por 30 minutos até ficar pronto.

Para a próxima faço metade do béchamel porque achei que ficou muito líquido, mas mesmo assim gostámos dele. O único senão foi ter que ficar mais tempo do forno para tomar mais consistencia. Depois servi com uma boa salada.





domingo, 21 de fevereiro de 2010

Bacalhau à Brás na Actifry

Como já repararam a minha Actifry já voltou, mas para meu desgosto ela tornou a avariar. Ela não fazia bem a condensação do vapor, ficava cheia de água por baixo tive de a devolver, resultado, fiquei outra vez sem ela estou mesmo desolada. Estava encantada com a variedade de comidas saudaveis que se podia confeccionar nela.Agora tenho de ficar à espera outra vez pela substituição da mesma, que chatice!!!
Mas o que vale é que tenho outro entertenimento para me abstrair um pouco da falta...chegou a minha BIMBY!!! Pois é, a tão desejada bimby já cá está em casa. Estou super feliz nem tenho tido tempo para vir para o blog agora quero é experimentar a máquina nova. Mas disso falarei depois...agora tenho a última refeição feita na Actifry para vos mostrar...

Ingredientes:

2 postas de bacalhau
1 kilo de batatas partidas aos quadrados
1 colher da actifry de óleo
2 colheres da actifry de azeite
3 ovos
1 cebola
2 alhos
1 ramo de salsa
Pimenta q.b
Cominhos q.b
Sal

Fiz assim:

Primeiro fritei as batatas na actifry com 1 colher de óleo durante 30 minutos e reservei. N actifry coloquei o azeite, a cebola e os alhos picados a refogar uns 5 minutos. A seguir juntei o bacalhau desfiado e os temperos e deu mais umas voltas depois juntei os ovos batidos e deixei uns 5 minutos (tive de ajudar e descolar o ovo dos lados com uma espátula).  Juntei a salsa picada e já está pronto a servir.
O bacalhau na Actrifry...
Já no prato acompanhado com uma salada.
Muito simples e prático de fazer, este até fiz como aproveitamento do bacalhau como 2 postas não davam para 3 pessoas assim já deram,lol. E todos gostaram...Bjs

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Bacalhau com Gambas e Batata Doce na Master Chef

Olha para ele não é uma delícia?
Pois é, ou melhor, era...porque se comeu todo estava irresistível, macio e sucolento com um sabor divinal.
Eu queria fazer uma receita pouco calórica, saudável e saborosa. Claro que é dificil conseguir isto tudo numa só refeição, mas eu acho que consegui. Gostámos muito desta refeição cá em casa. Lembrei-me de fazer este bacalhauzinho na minha Master Chef, porque os alimentos cozinhados nela ficam com o seu sabor característico e natural muito mais saudável, económico(gasta pouca luz) e rápido.
Então vou agora ditar os ingredientes fiz a olho, foi mais ou menos assim...

Ingredientes:

4 postas de bacalhau
6 gambas
1 cebola
5 dentes de alho
1 ramo de salsa
1 c. de sobremesa de massa de malagueta
Pimenta da jamaica moída na hora
2 c. de sopa de azeite
1 cálice de vinho branco
3 batatas doces
Tomilho

Fiz assim:

Coloquei no fundo da panela as postas de bacalhau. Juntei os alhos e a cebola às rodelas e depois as gambas. A seguir juntei o ramo de salsa, temperei com a massa de malagueta, a pimenta, o vinho branco. Por cima coloquei a batata doce às rodelas e temperei com o azeite e umas folhinhas de tomilho seco (não pus sal). 
Fechei a tampa e seleccionei o menu chef, 25 minutos.
Depois foi só esperar para ver o resultado e sentar para comê-lo.
Espero que gostem da sugestão.Bjs



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Bacalhau delicioso

Tinha 3 postas de bacalhau para o jantar e éramos 4 ao jantar, então puz-me a pesquisar algumas receitas mas estava limitada porque não tinha ovos em casa. Deparei-me com esta receita no blog de Iguarias de Açucar e Sal e era perfeita porque não levava ovo. Espero que a proprietária dela não se importe e ainda por mais com algumas alterações à receita original. Pois agora é tarde de mais,lol.

Eu fiz assim:

450 g de bacalhau

250 g de miolo de camarão

2 cebolas

2 cenouras

2 dentes de alho

1 lata pequena de cogumelos

1 lata pequena de milho

1 ramo de salsa

2 caixas de natas

Azeite

Sal

Pimenta

Noz moscada

1 pacote de batata palha

Queijo ralado, azeitonas e pão ralado para cobrir

Começei por colocar o bacalhau num tacho com água e quando começou a ferver desliguei o lume. Retirei o bacalhau para um prato para arrefecer. Na mesma água da fervura do bacalhau coloquei o miolo do camarão e procedi da mesma forma. Entretanto piquei a cebola, os alhos, a salsa e ralei a cenoura. Numa sertã ou tacho coloquei o azeite ao lume, adicionei a cebola e deixei-a ficar translúcida. Depois juntei os alhos, a cenoura e deixei apurar um pouco, sempre mexendo com uma colher de pau. De seguida adicionei o bacalhau e o miolo do camarão, temperei com uma pitada de sal, pimenta e noz moscada. Dei mais umas voltas e adicionei as natas, deixei apurar um pouco. Entretanto untei um pirex com manteiga e coloquei uma camada de batata, outra de bacalhau, outra de batata e finalizei com o bacalhau. Coloquei uma azeitonas por cima, barrei com queijo ralado e pão ralado e foi para o forno 25m a 30m. Depois foi só colocar na mesa e acompanhei com salada.

Pronto a ir para o forno

Isto foi o que sobrou...

Ainda deu para aparecer na foto,lol.