Mostrar mensagens com a etiqueta Arroz. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Arroz. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Paella Mista

 Surgiu a ideia desta Paella quando vi num blog que já não me recordo ( peço desculpa à amiga, mas ela sabe quem é porque já lhe tinha dito que faria!), mas como não segui a receita fiz um bocado à sorte.
Tambem é certo que vi outras mais na net, mas por favor recorda-mr pois não consigo chegar lá!!!
Então foi assim... 


Ingredientes:

1 chávena de arroz
1 chávena de ervilhas e cenouras congeladas
Ameijoas
Miolo de camarão
2 filetes
2 peitos de frango
1/2 pacote de princesas do mar congeladas
Sobras de salsichas frescas grelhadas
Vinho branco
1 caldo knorr de peixe
Óleo de palma
1 cebola
2 tomates chuchus

3 dentes de alho
1 folha de louro
Sal
Açafrão
Caril
1/2 pimenta vermelha
Pimentos vermelhos
Coentros frescos

Fiz assim:

Coloquei o óleo na cataplana deixei aquecer. Depois rosei os peitos de frango cortado em tiras e reservei e a seguir fiz o mesmo com os filetes de peixe tambem cortados em tiras.No mesmo óleo misturei a cebola picada, os dentes de alho, a folha de louro e deixei amolecer um pouco. Depois adicionei o pimento picado (que uso cortados aos quadadros congelados), os tomates e a pimenta e deixei quebrar.
A seguir coloquei os temperos e refresquei com um gole de vinho branco e deixei evapurar um pouco.
Juntei os peitos de de frango, os filetes as salsichas, as pincesas do mar cortadas às rodelas, as ameijoas ( que já tinham estado em água para sair as areias) e os camarões.
Adicionei o arroz dei umas voltas com a colher de pão, adicionei as ervilhas e as cenouras e preenchi com água até cobrir tudo. Fechei a cataplana e deixei cozer por 15 min.
No fim acrescentei os coentros picados e rectifiquei os temperos.
E servi logo...

Pois já descobri onde me inspirei, como foi possivel ter esse lapso!!!É o que faz visitar muito cantinhos ao mesmo tempo. Obrigada Mary pela inspiração.

sábado, 22 de maio de 2010

Bife de Perú com Arroz de Feijão Preto com Salada


Este prato foi o meu jantar de ontem, muito light e fácil de preparar.
A novidade aqui foi o arroz que fiz com feijão preto, a experiência deu certo conjugou muito bem com o bife  e a salada. Espero que gostem.

Ingredientes:

Bifes de perú
1 limão sumo
Sal e Pimenta

Para o arroz:

1 chávena de arroz
1 cebola
2 dentes de alho
azeite
2 chávenas de água quente
Sal
1 lata média de feijão preto

Salada:

Alface
Pepino
Tomate
Cebola doce
Azeite
Vinagre de vinho branco com ervas de provence

Fiz assim:

Com 2 horas de antecedência temperei os bifes com sal, pimenta o sumo do limão e reservei.

Levei um tacho ao lume com um fio de azeite (que chegue para cobrir o fundo) com a cebola picada e os alhos até ficarem translúcidos.
Adicionei o arroz e fritei um pouco. Temperei com o sal e coloquei a água quente, mexi e deixei cozer em lume brando.
Escorri a lata do feijão e adicionei ao arroz envolvendo bem. Tapei o tacho e deixei descançar uns minutos.

Entretanto aqueci a chapa (grelhador) e grelhei os bifes.
É importante não deixar secar muito a carne para não ficar dura.



segunda-feira, 12 de abril de 2010

Frango com açafrão na panela de pressão

Já faço este frango (salvo seja...esta receita!) à muitos anos porque é muito fácil e rápido.
Agora que tenho a Masterchef decidi adaptar a receita e resultou, leva mais tempo porque na Masterchef os alimentos são cozidos mais lentamente.
Vou deixar aqui a receita original que é feita na panela de pressão e na Masterchef.


Não captei a melhor foto, porque só me lembrei no dia seguinte e já estava frio, logo o aspecto não pode ser o mesmo!

Para 6 pessoas

Ingredientes:

1 frango partido aos pedaços - (desta vez usei só perninhas e asinhas de frango)
1 cebola picada
3 dentes de alho
3 c. de sopa de azeite
1/2 pimento verde ou vermelho (eu costumo deitar dos dois)
Sal
300 gr de arroz
1 c. de chá de açafrão
7 dl de água
1 cubo de maggi de galinha
100 gr de favas congeladas (pode ser ervilhas, cenouras ou o que desejar)

Fiz assim:

Na panela de Pressão

Coloca-se ao lume a panela de pressão e adiciona-se o frango partido aos pedaços, a cebola, os alhos, o azeite, o pimento partido aos bocadinhos e o sal. Deixa-se cozer por 30 min, sem pressão.
Depois junta-se o arroz, a água, o açafrão, o cubo de maggi e as favas (usei ervilhas e cenouras congeladas, tambem costumo deitar sempre mais um bocadinho). Envolve-se tudo e fecha-se a panela, quando começar a apitar espera-se 6 min. exactos e desliga-se o lume.
Depois é só esperar para abrir a panela e servir o jantar.

Na Masterchef

Liguei a Masterchef na função Chef, 20 min com a tampa aberta - (para trabalhar com a tampa aberta basta rodar o sistema de fecho e abertura com a mesma aberta).
Colocar o azeite e o frango e deixar rozar um pouco. Juntar a cebola, os alhos, os pimentos e o sal, fechar a tampa e cozer por 30 min.
Depois junta-se o arroz, a água, o açafrão, o cubo de maggi e as favas (usei ervilhas e cenouras congeladas, tambem costumo deitar sempre mais um bocadinho). Envolve-se tudo, fecha-se a panela e programa-se a função Chef por 40 min.

- Espero que gostem e experimentem...receitas rápidas são sempre bem vindas, ainda por mais em dias de semana que temos menos tempo para cozinhar.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Arroz com feijão preto e couve

Este arroz foi uma experiência que fiz e resultou muito bem, já o fiz duas vezes e é para repetir.
Ainda só o fiz no tacho, mas quero-o adaptar à bimby, é outro desafio que tenho de conseguir atingir,lol.

Ingredientes:

1 Cávena de arroz agulha
1 lata média de feijão preto
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 couve lombarda
2 medidas do arroz de água
sal
1 cubo de knorr de alho & tomate
Azeite

Fiz assim:

Piquei a cebola e os alhos e juntei ao azeite já quente no tacho.
Refoguei um pouco até ficar transparente e juntei a couve picada, o caldo e o sal.
Dei umas voltas com ela até ficar mole.
Juntei o arroz previamente lavado e escorrido e fritei um pouco.
Quando começou a secar juntei a água quente.
Mexi tudo e deixei cozer em lume brando por 10 min.
Quando estava quase cozido juntei o feijão escorrido, envolvi e tapei para tomar gosto já com o lume apagado.

Espero que gostem da sugestão!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Arroz de Marisco

Agora só quero é fazer experiências na minha Bimby, desta vez foi um arrozinho de marisco que ficou uma maravilha. Eu fiz a receita do livro base deu-me arroz para umas 5 pessoas, o que sobrou porque era só para mim e o meu marido. Para a próxima tenho que reduzir a receita, senão ficamos fartos de arroz!

Ingredientes:

400 gr de mistura de marisco
50 gr de azeite
1 cebola
1 dente de alho
1/2 pimento
100 gr de tomate
2 caldos de marisco
250 gr de arroz
Coentros q.b
600 gr de água

P/Fumet:
250 gr de camarão
500 gr de água

Preparação:

Fiz o fumet com as cascas e as cabeças do camarão e a água, programei 7 Min., Tem.100º, Vel.4.
Coei e reservei. Lavei bem o copo e a tampa.
Coloquei no copo o azeite, a cebola, o alho, o tomate, pique 8 Seg. Vel. 5. De seguida programei 7 Min., Temp. Varoma, Vel.1.
Juntei o fumet, a água, os caldos, o arroz, o marisco, e o camarão reservado, e programei 1 Min.,Temp. 100º, Colher Inversa. Depois de pronto polvilhei com coentros picados e servi. 



Uma delícia e uma refeição rápida de fazer.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Asinhas e Perninhas de frango na Actifry

Tinha o resto do saco das perninhas e asas de frango no congelador e não me apetecia grelhar. Resolvi fazer na minha Actifry sem óleo, porque cozinhar nela é mais saudável e conseguimos comer os alimentos sem gordura. Foi uma compra que valeu a pena 5  estrelas.

Ingredientes:

1,5  kg de asinhas e perninhas de frango
1 c. sopa de mel
2 c. sopa de molho de soja
5 centímetros de gengibre
sal q.b
pimenta 5 bagos
alho em pó com ervas
1 limão

Fiz assim:

Numa tigela temperei a carne com o mel, o molho de soja, o sumo do limão,o gengibre descascado e às rodelas, sal, pimenta e o alho em pó.
Deixei a marinar durante o dia para fazer ao jantar.
Coloquei a carne na Actifry e reservei o molho. Programei 40 min, ao fim de 25 min juntei a marinada e deixei terminar o programa.
Acompanhei co arroz basmati com cenoura que fiz na bimby (pela primeira vez) e que ficou saborosíssimo e muito solto (terá sido sorte de principiante?). Até o meu filho fez a sua observação ao arroz de tão bom que estava.



Parecem queimadas mas não estão...simplesmente absorveram o molho todo e rosaram mais um pouco!

Mas digam da sua justiça, o arroz não está uma maravilha?Soltinho?
Agora vou deixar os tachos de lado para o arroz, lol!!!


terça-feira, 2 de março de 2010

Lulas grelhadas com molho crú

Estas lulas fi-las no fim de semana passado e como não tive tempo para publicar logo, foram ficando para trás. Agora chegou à vez de as apresentar, para o marido não podiam ter ficado melhores ele disse logo que eu tinha de fazer mais vezes. E farei concerteza nem que seja só para o ver consulado...

Ingredientes:

1 kg de lulas (congeladas)
1 limão (sumo)

Molho:

1 limão (sumo)
5 a 6 dentes de alho grandes picados às rodelas
2 c. sopa de azeite
1 c. sopa de massa de malagueta
sal
1 ramo de salsa

Fiz assim:

Limpei as lulas e deixei marinar no sumo do limão durante 2 horas. Reservei os tentáculos para o arroz.
Pus ao lume a aquecer a placa grelhadora e quando esta estava bem quente deitei as lulas e grelhei pelos dois lados, (mais ou menos 15 minutos este processo).
Enquanto isso cortei os alhos às rodelas para dentro de uma molheira com o azeite e o sal e levei ao microondas durante 2 min. Retirei e acrescentei o sumo do limão, a massa de malagueta e a salsa picada.
No prato de levar à mesa coloquei as lulas  e cobri-as com este molho.


Para acompanhar fiz este arrozinho com os tentáculos das lulas, que ficou uma maravilha.

Para o arroz:

1 medida de arroz (chávena de chá)
2 medidas de água
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 cebola
1 dente de alho
1 tomate
Azeite
sal

Fiz assim:

Levei ao lume um tacho com o fundo coberto de azeite e deichei aquecer. Juntei a cebola, o alho, os pimentos,o tomate, tudo picado e deixei refogar um pouco. Asseguir juntei os tentáculos dei mais umas volta. Adicionei o arroz e fritei mais um pouco, temperei e quando começou a secar juntei a água quente, mexi e deixei cozer uns 11 min (até ele ficar seco,eu abro com a colher de pau no meio do tacho e de vir o fundo seco desligo o lume e deixo descansar com a tampa). 


Têm que se ter em conta que as lulas encolhem um bocado. Deu bem para mim e para o meu marido visto que o meu filho não sabe apreciar lulas.Quando faço um prato que o meu filho não gosta muito tento fazer sempre mais alguma coisa diferente para que haja sempre a desculpa de não comer um porque gosta mais do outro, lol.
Mais houvesse.